Procurar no portal

Livro sobre tratamento digital de sinais de eletrocardiograma será lançado na terça-feira (12)

Imagem: Capa do livro "Developments and Applications for ECG Signal Processing" (Imagem: Divulgação)Será lançado nesta terça-feira (12), a partir das 19h, o livro Developments and Applications for ECG Signal Processing, de autoria de professores dos Departamentos de Computação e de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará. O evento será realizado no Plural Café (Rua Torres Câmara, 100, Loja 1, Aldeota).

O livro discute a importância das técnicas de tratamento digital de sinais de eletrocardiograma (ECG) e as aplicações que podem surgir a partir da utilização das informações geradas nesse processo. O ECG é considerado o padrão mundial de referência para o diagnóstico não invasivo de arritmias cardíacas e distúrbios de condução. O processamento digital desse sinal, visando à extração automática de parâmetros e ao reconhecimento de padrões de doenças cardíacas, tornou-se bastante popular como ferramenta de auxílio ao diagnóstico médico para a área de cardiologia.

A obra destaca a importância das recentes técnicas desenvolvidas para o processamento de sinais de ECG, com o potencial de incrementar significativamente a aplicabilidade do uso de ECG para fins de diagnóstico. Além disso, detalha os desafios ainda existentes nos processos de aquisição, pré-processamento, segmentação, modelagem matemática e reconhecimento de padrões em sinais de ECG, apresentando, em cada caso, soluções práticas baseadas em técnicas de processamento digital de sinais.

Segundo o Prof. José Maria Monteiro, do Departamento de Computação da UFC, a publicação "pretende contribuir para alavancar pesquisas envolvendo a análise automática de sinais de ECG, com a finalidade de facilitar o diagnóstico e o entendimento, por parte dos médicos especialistas, de diferentes doenças relacionadas ao funcionamento cardíaco, tais como Doença de Chagas, amiloidose, dentre outras. Adicionalmente, análise visual de sinais ECG de longa duração é uma tarefa árdua. Portanto, a análise automática desses sinais pode motivar o desenvolvimento de sistemas/equipamentos que alertem os médicos especialistas sobre possíveis problemas envolvendo o funcionamento cardíaco de seus pacientes".

Além de José Maria Monteiro, são autores da obra os professores Angelo Brayner, também do Departamento de Computação da UFC; Paulo César Cortez, do Departamento de Teleinformática da UFC; e João Paulo Madeiro, do Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Publicado em língua inglesa pela editora Elsevier, os interessados podem adquirir o livro pela Internet.

Fonte: Prof. José Maria Monteiro, do Departamento de Computação da UFC – fone: 85 98855 8512 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300