Coordenadores e vice-coordenadores de 58 cursos de graduação tomam posse

Imagem: Coordenadores de curso e outros professores sentados nas cadeiras de um auditório (Foto: Viktor Braga/UFC)Tomaram posse, na manhã desta segunda-feira (11), coordenadores e vice-coordenadores de 58 cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará. A solenidade foi realizada no auditório da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

Os professores Maria Alexsandra de Sousa Rios (Engenharia Mecânica – Fortaleza), Rômulo Nunes de Carvalho Almeida (Engenharia Elétrica – Sobral), Ingrid Teixeira Monteiro (Design Digital – Quixadá) e Esequiel Fernandes Teixeira Mesquita (Engenharia Civil – Russas) receberam do reitor da UFC, Prof. Henry de Campos, suas portarias de nomeação, representando os demais eleitos em seus campi.

Imagem: O reitor Henry Campos falando em um púlpito no auditório, ao lado de uma mesa com demais professores (Foto: Viktor Braga/UFC)O reitor destacou o papel dos coordenadores e vice-coordenadores na melhoria da qualidade do ensino de graduação e desejou sucesso aos empossados. Citando o geógrafo brasileiro Milton Santos, falecido em 2001, reforçou a importância de modelos de formação contemporânea, cidadãos e socialmente responsáveis. "A Universidade precisa sair dos seus muros e interagir com a sociedade", afirmou.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Essa é a primeira posse após a unificação dos mandatos de coordenadores e vice-coordenadores, de acordo com ciclos, como definido em portaria de fevereiro de 2016.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques, a unificação dos mandatos, agora vinculados a processos avaliativos, permite uma gestão mais eficiente do tempo para analisar e elaborar planos de melhorias, além de trazer benefícios na organização dos trabalhos. "Os coordenadores não vão mais assumir no meio de períodos como matrículas ou colações de grau, por exemplo", disse.

Na opinião da Profª Andréa Cardoso, que reassume a coordenação do Curso de Engenharia de Alimentos, é essencial essa nova dinâmica de articulação, pois, segundo ela, em muitos casos diversas coordenações enfrentam o mesmo problema e, antes da integração, eram obrigadas a lidar com ele individualmente.

O Prof. Roberto Cavalcante, assumindo pela primeira vez a coordenação do bacharelado em Física, julga a medida válida, "pois mostra todo comprometimento com o ensino, pesquisa e extensão, valorizando a graduação na UFC e trabalhando para que os cursos na UFC alcancem níveis cada vez maiores de qualidade e reconhecimento". Reforçando essa perspectiva, o Prof. Rômulo Almeida, coordenador do Curso de Engenharia Elétrica em Sobral frisou que "manter um crescimento é muito difícil, mas todos estão bem integrados e trabalhando duro para isso".

O Ciclo I, cujos coordenadores e vice-coordenadores foram empossados hoje, compreende a área de ciências exatas e tecnológicas, licenciaturas e afins, eixos de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial. Os mandatos têm duração de três anos.

Na ocasião, o Prof. Cláudio Marques apresentou ainda a estrutura da PROGRAD e suas atribuições, ressaltando o papel de cada uma no relacionamento com a comunidade acadêmica e, em especial, com as coordenações de curso. Ele mostrou resultados alcançados pela graduação da UFC nos últimos anos, como melhorias na efetividade de matrículas e o desempenho nas avaliações do Ministério da Educação (MEC).

Também participaram da solenidade, compondo a mesa: o vice-reitor da UFC, Prof. Custódio Luís Silva de Almeida; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Profª Marilene Feitosa Soares; a pró-reitora-adjunta de Graduação, Profª Simone da Silveira Sá Borges; o diretor do Campus da UFC em Russas, Prof. Lindberg Lima Gonçalves; e a ex-coordenadora do Curso de Biotecnologia, Profª Cristina Paiva da Silveira Carvalho.

DESAFIOS – Dos 58 coordenadores empossados, 37 assumem novos mandatos e outros 21 foram reeleitos. Os gestores que mais estão próximos dos discentes têm em comum desafios como atualização de currículos, ações de combate à evasão, curricularização da extensão e trabalho para melhorar a inclusão de estudantes com deficiência, entre outros pontos.

O Prof. Roberto Cavalcante, por exemplo, pretende modernizar e atualizar o currículo do bacharelado em Física. "Espero tornar o Curso competitivo em nível nacional, formando alunos capazes de assumir os mais variados cargos em qualquer lugar do mundo".

Além disso, o novo coordenador deve atuar na retenção de discentes no curso, diversificando ações de combate à evasão. Nesse sentido, planeja "expandir os horizontes dos alunos em relação aos diversos setores de atuação no mercado, expondo uma possibilidade além da carreira acadêmica".

Entre os docentes que renovam seus mandatos, está Erika Mota, coordenadora da licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas. Ela destaca como parte de seu planejamento apresentar novidades à curricularização da extensão e consolidar atividades integradoras, como palestras, oficinas, ateliês, rodas de conversa. "Ações que possam abarcar os temas importantes que não são plenamente abordados dentro dos componentes curriculares, solidificando uma formação mais ampla e diversa", explicou.

Em outra faceta da busca dessa expansão de oportunidades para os graduandos, a coordenadora do Curso de Engenharia de Alimentos, Profª Andréa Cardoso, afirmou estar animada com um novo mandato. Uma de suas metas é aproximar mais o aluno com a universidade e com os professores, "recebendo todos os tipos de alunos, com mobilidade reduzida, deficiência visual, alunos com déficit de atenção, e trabalhar formas de inclusão".

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: 85 3366 9528