III Conferência Internacional Memória, Cultura e Devir segue até dia 5 no Campus do Benfica

Imagem: Arte de divulgação do eventoComeça nesta quarta-feira (3) a III Conferência Internacional Memória, Cultura e Devir, que será realizada até 5 abril, no Campus do Benfica. Com o tema "História, antropologia e literatura: práticas, discursos e performances em Iberoamérica", a iniciativa é uma realização da Universidade Federal do Ceará e Universidade Nova de Lisboa.

A programação conta com sete mesas de debates: patrimônio, performances e comemorações: o lugar da literatura; literatura e etnografias; poder, resistências e produção intelectual; escrever o real; quando o tempo acelera: história, etnografia e movimentos sociais; e as letras e as vozes. Haverá ainda conferências, lançamento de livros, apresentações culturais e exposições.

Destaque para a conferência de abertura no dia 3, às 10h, no Auditório Rachel de Queiroz (área 2 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2762, Benfica), com a Profª Paula Godinho, do Departamento de Antropologia da Universidade Nova de Lisboa, que falará sobre "Quando a realidade é o horror: literatura, antropologia e a construção do porvir".

Mais informações podem ser encontradas no site do evento.

SAIBA MAIS – A Conferência Internacional Memória, Cultura e Devir tem organização do Programa de Pós-Graduação em História da UFC, da Red(e) Ibero-Americana Resistência e/y Memória, e pela linha de investigação "Usos do passado, memória e património cultural", do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.

Em 2017 foi realizada sua primeira edição – o Colóquio Internacional Outros Tempos Hão-de-Vir – entre os dias 18 e 20 de outubro, na UFC. A segunda edição, Conferência Internacional Memória, Cultura e Devir – Estudos Aprofundados em Ciências Sociais, ocorreu na Universidade Nova de Lisboa, no período de 10 a 12 de maio de 2018.

Em sua terceira edição, a Conferência Internacional Memória, Cultura e Devir resulta do reconhecimento da confluência de saberes de vários investigadores, que ao longo dos últimos anos têm trabalhado a área de fronteira entre a história, a antropologia e a literatura. A conferência tem como objeto de reflexão as confluências teóricas e metodológicas sobre as potencialidades, a criatividade e os riscos das zonas de limiar entre disciplinas das ciências sociais e humanas.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em História da UFC – fone: 85 3366 7741