Profª Liu Man Ying, da Música, é uma das convidadas do TEDx Fortaleza, no domingo (24)

Imagem: Liu Man Ying é a responsável pelo ensino de violino e viola do Instituto de Cultura e Arte da UFC e coordenadora da Camerata de Cordas (Foto: Ribamar Neto/UFC)Imagine poder viajar pelo cérebro dos maiores pensadores do mundo com apresentações e palestras de até 18 minutos. Essa é a proposta do TED (Tecnologia, Entretenimento e Design), evento que surgiu em 1984 na Califórnia e que, neste ano, ocorre em Fortaleza no dia 24 de março.

Nesta edição, o TEDx, como é chamado o programa de eventos locais criados pelo TED, traz entre os palestrantes inspiradores a Profª Liu Man Ying, do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará. Ela apresentará ao público sua trajetória profissional e mostrará como a arte pode transformar a vida de muitas pessoas.

Liu Man Ying é a responsável pelo ensino de violino e viola do Instituto de Cultura e Arte da UFC e coordenadora da Camerata de Cordas da Universidade, em Fortaleza. Ela está à frente de uma série de iniciativas de grande alcance social, como o projeto Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais – Sinfonia BR, que atua na iniciação musical de crianças com deficiência, oferece aulas de instrumentos gratuitos para jovens e adultos, entre outras atividades.

A trajetória profissional e acadêmica da Profª Liu é recheada de conquistas. É mestra em Musicologia e doutora em Música pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente realiza pesquisas de pós-doutorado no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Foi professora de violino da Universidade Livre de Música (ULM), do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, do Instituto Baccarelli e do Projeto Guri, dentre várias outras instituições. Atuou como coordenadora pedagógica do Projeto ACorda Toda da UNESP e coordenadora do Projeto Música na Comunidade da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos.

O TEDx – O evento ocorrerá no dia 24, no Teatro do RioMar Fortaleza. As pré-inscrições já foram encerradas. Aqueles que não conseguirem ingresso para o evento poderão assistir aos talk shows posteriormente, no site oficial do TED.

Além da Profª Liu, foram confirmados palestrantes personalidades como Mailson Furtado, ex-aluno de Odontologia do Campus da UFC de Sobral e vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura em 2018; Fabrício Carpinejar, escritor, jornalista e ator com mais de 1 milhão e meio de seguidores nas redes sociais; Graciela Pignatari, bióloga e uma das criadoras do projeto A Fada do Dente, primeira ONG de pesquisa científica de autismo no Brasil, dentre muitos outros.

A lista de palestrantes está sendo atualizada no perfil do TEDx Fortaleza no Instagram.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331