Rede EBSERH: secretário estadual garante empenho para concluir obra de hospitais

Reitor, presidente da EBSERH e integrantes da comitiva em fotoNa sua terceira visita a hospitais da Rede Ebserh depois que assumiu a presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Oswaldo Ferreira reuniu-se, na última  segunda-feira (11), com o secretário de Saúde do Estado do Ceará, Carlos Roberto Rodrigues.

Durante o encontro, realizado no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, o gestor estadual afirmou que fará todo o empenho para que a Secretaria da Saúde do Estado (SESA) financie a conclusão das quatro grandes obras nos hospitais universitários vinculados à Rede Ebserh no Ceará: a UTI de 40 leitos, os 50 leitos de enfermarias cirúrgicas e os oito leitos para o transplante de medula óssea no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e os 60 leitos de UTI neonatais na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC).

O presidente da EBSERH, que tem experiência na área de infraestrutura, salientou que acompanhará de perto a execução das obras. "Solicitei que os gestores do Complexo Hospitalar me apresentem um projeto detalhado, com prazos e responsabilidades, para que tenhamos a realidade daquilo que precisa ser feito a fim de que, no menor prazo possível, possamos ter aqueles leitos de enfermaria e UTI funcionando. Estaremos atentos e apoiando todo o desenvolvimento desse projeto e queremos destacar o importante apoio recebido da Secretaria da Saúde do Ceará", ressaltou.

Na oportunidade, o superintendente do Complexo Hospitalar, Luciano Moreira, comprometeu-se a contratar os projetos complementares – rede de gases medicinais, infraestrutura de telecomunicações, elevadores, subestação própria de energia elétrica, entre outros indispensáveis ao pleno funcionamentos dos leitos – necessários para licitar tais obras. "Os projetos das enfermarias de 50 leitos cirúrgicos já foram, inclusive, contratados", antecipou.

Diante desses anúncios, o presidente da Rede Ebserh alinhou com o secretário da Saúde do Ceará que, logo que o primeiro conjunto de projetos complementares estiver pronto, momento em que se conhecerá a estimativa de valores das obras, EBSERH e Governo do Estado vão entrar em entendimento para definir como tais negociações acontecerão do ponto de vista prático, com responsabilidades, ações e prazos bem definidos.

Presente à reunião, o juiz Leonardo Martins, titular da 6ª Vara da Justiça Federal do Ceará, manifestou satisfação pelo interesse da EBSERH e do Governo do Estado em concluir as obras no Complexo Hospitalar.

A visita aos hospitais foi realizada nos dias 11 e 12. Além do presidente da estatal, participaram o diretor de Gestão de Pessoas, Rodrigo Augusto Barbosa; o representante da Diretoria de Administração e Infraestrutura, Márcio Borsio; e o consultor jurídico, Alessandro Martins.

REUNIÕES – Na tarde de segunda-feira (11), o presidente da EBSERH foi recebido pelo reitor da UFC, Henry Campos. Oswaldo Ferreira chamou a atenção para a importância do fortalecimento das relações institucionais entre a Universidade e a estatal. "As duas instituições precisam caminhar lado a lado, entendendo sim suas responsabilidades próprias, mas também abertas sempre ao diálogo e à cooperação mútua", destacou o gestor da EBSERH. Em seguida, a comitiva seguiu para visitas às instalações do Complexo Hospitalar.

Na manhã de terça-feira (12), o presidente da EBSERH conversou com equipes médicas e gestores do Complexo Hospitalar, que apresentaram processos, indicadores e sugestões de melhoria. Em seguida, a comitiva foi conhecer a Unidade de Pesquisa Clínica (UPC) do Complexo, quando foi apresentado o histórico da área, as conquistas e os desafios, com destaque para o aumento do número de pesquisas desenvolvidas no HUWC e na MEAC.

"Em cinco anos, duplicamos o número de pesquisas, passando de 119 para 232 e, com a implementação do Núcleo de Apoio ao Pesquisador, houve um incremento de 800% na procura pelos serviços ofertados", explanou o chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica, Marcellus Souza.

Oswaldo Ferreira ressaltou que a sua gestão prioriza ensino, pesquisa e extensão. "Os profissionais que exercem a assistência em todos os hospitais do País dependem, especialmente, da formação que recebem nos hospitais universitários federais. A atividade da atenção à saúde é consequência dessa qualificação. Vamos atender melhor à população à medida que formamos melhor", concluiu.

SOBRE A EBSERH – Desde novembro de 2013, o Complexo Hospitalar da UFC é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Saiba mais sobre a visita no portal do Hospital Universitário Walter Cantídio/EBSERH.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC – fone: 85 3366 8577