UFC e SAMU Ceará promovem treinamento em emergência a alunos do Porangabuçu

Imagem: As capacitações em suporte avançado de vida foram promovidas para estudantes do Curso de Enfermagem da UFC (Foto: Divulgação)O Núcleo de Urgência e Emergência Pré-Hospitalar (NUEMPH), projeto de extensão vinculado ao Departamento de Patologia e Medicina Legal da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o SAMU 192 Ceará, realizaram, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, capacitações em suporte avançado de vida para estudantes do Curso de Enfermagem da UFC. A colaboração contempla um conjunto de atividades que vêm sendo executadas para o aprimoramento técnico na área de emergência pré-hospitalar.

Em janeiro, no dia 4, foi realizado na sede do SAMU, no Eusébio, o treinamento de Práticas Realísticas que contou com 25 participantes, entre profissionais que atuam nos serviços do SAMU e os integrantes do NUEMPH. No mesmo mês, o Núcleo de Educação Permanente do SAMU Ceará trouxe à UFC a ambulância "Samuzinho", veículo equipado e exclusivo para treinamentos, proporcionando aos acadêmicos um treinamento vivencial com os equipamentos utilizados no serviço de emergência do Estado.

Em fevereiro, nos dias 12 e 13, a parceria possibilitou novo treinamento, desta vez na própria Universidade, voltado para 15 integrantes do NUEMPH. Nas duas iniciativas, foi simulado atendimento desde o chamado da regulação, passando pelos procedimentos iniciais e transporte, até a finalização, com a entrada da vítima no hospital. Para tornar a simulação ainda mais próxima de uma situação real, foram feitas maquiagens realistas de machucados nos supostos pacientes.

Imagem: As capacitações em suporte avançado de vida foram promovidas para estudantes do Curso de Enfermagem da UFC (Foto: Divulgação)Para este ano estão programadas mais duas ações da cooperação entre UFC e SAMU Ceará: a campanha Abril Vermelho, que visa alertar a população sobre os riscos das doenças cardiovasculares; e, em setembro, o IV Simpósio de Urgência e Emergência Pré-Hospitalar, que objetiva reunir mais de 500 acadêmicos e profissionais da área da saúde para aperfeiçoamento e atualização na temática.

O NÚCLEO – O NUEMPH é um projeto de extensão que seleciona estudantes da UFC dos Cursos de Medicina e Enfermagem. Vinculado ao Departamento de Patologia e Medicina Legal da UFC, atualmente conta com 16 membros, acadêmicos e profissionais enfermeiros, além do professor coordenador Rogério Giesta. A parceria do Núcleo com o SAMU Ceará existe desde 2016, através do Núcleo de Educação Permanente do SAMU Ceará (NEP). Mais informações no site do NUEMPH ou na página do Núcleo no Instagram: @NuemphUFC.

Fonte: Núcleo de Urgência e Emergência Pré-Hospitalar (NUEMPH) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.