MAUC recebe exposição de pinturas de Stênio Burgos; visitação segue até 26 de abril

Foto da primeira sala do MAUC na abertura da exposição de Stênio Burgos Com a exuberância de flores, figuras humanas e paisagens, o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) sediou a abertura da exposição À flor da pele – a pintura visionária de Burgos na noite dessa quinta-feira (14). Três de suas salas contêm cerca de 90 obras do artista plástico e arquiteto cearense Stênio Burgos, em uma coletânea da produção iconográfica dos últimos 20 anos.

Com curadoria do pesquisador e professor aposentado de Jornalismo da UFC Gilmar de Carvalho, a vernissage teve como anfitriões a diretora do MAUC, Graciele Siqueira, e o ex-diretor do equipamento Pedro Eymar, com a participação do reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, de professores e servidores da Instituição, bem como estudantes e artistas.

Veja mais fotos da abertura da exposição no Flickr da UFC

Para Stênio Burgos, era uma emoção e uma honra retornar à UFC e ao MAUC pela “oportunidade de estar na melhor pinacoteca do Estado e em um dos melhores museus do Brasil”.

Além de destacar o aspecto autobiográfico de sua obra, Burgos revelou ter influência de pintores holandeses do século XVII, como Rembrandt e Vermeer, traduzida na terceira sala da mostra, que dedicou a quadros de buquês e arranjos florais. Há cerca de três anos, o artista plástico retornou ao País após longa temporada no exterior e montou um ateliê em Icaraí de Amontada, no litoral cearense.

“Comecei a ver o que eu tinha de quadros nas minhas reservas e cheguei a um autorretrato que produzi na Holanda em 2016 chamado À flor da pele. Decidi o nome da exposição com o curador, porque eu estou à flor da pele, como muitos dos meus amigos, pelo momento que estamos vivendo no Brasil e no mundo”, detalhou.

Foto de dois quadros de Stênio Burgos acessíveis para deficientes visuais com indicações em brailleACESSIBILIDADE – Gilmar de Carvalho destacou o estilo pessoal de Stênio Burgos e o diálogo com o trabalho educativo desenvolvido pelo MAUC. Dois quadros da mostra foram especialmente preparados pelo artista para atender pessoas com deficiência visual, com descrição em braille e possibilidade de manuseio. Além disso, o MAUC disponibiliza visitas guiadas com atendimento em libras para pessoas com deficiência auditiva.

Em sua fala, Gilmar declarou ainda que a abertura da exposição coincide exatamente com a data de um ano da morte da vereadora e ativista dos direitos humanos Marielle Franco, e prestou tributo à sua memória.

“São três salas que se fundem na ideia do cotidiano como atitude política, mostrando retratos de pessoas comuns, com foco na beleza, que provoca uma emoção pelas cores e luminosidade. A gente percebe toda a luta que o artista empreende para conseguir fazer tantas coisas fortes e bonitas, como Burgos faz”, explicou.

CONVITE – Segundo o reitor da UFC, Henry Campos, a Universidade, por meio do museu, tinha o privilégio de receber mais um trabalho extraordinário no campo das artes e da cultura. “A pintura de Stênio Burgos é apaixonante e de uma beleza indescritível. Um pintor que orgulha o Ceará, sem dúvida, e é um dos maiores pintores da nossa terra. Cada um de nós tem a missão, saindo daqui hoje, de dizer como essa exposição é bonita e merece ser vista por toda a comunidade universitária”, sublinhou.

Foto do público presente na abertura da exposição no MAUCÀ flor da pele – pintura visionária de Burgos é a terceira exposição do artista no MAUC e ficará em cartaz até 26 de abril. O MAUC fica situado na Av. da Universidade, 2854, no Benfica. O público poderá visitar o museu de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A entrada é gratuita. Visitas de escolas, projetos sociais e outros grupos podem ser agendadas pelo telefone (85) 3366 7481 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

SOBRE O ARTISTA – José Stênio Burgos de Macedo nasceu em 1954, no município de Crateús. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela UFC em 1978. Nos anos 1980, estudou desenho e pintura no Estudi Chelsea, em Barcelona (Espanha), onde participou de uma mostra coletiva de pintura na sala Santi Jordi.

A primeira exposição de Stênio Burgos no MAUC ocorreu em 2005, quando dividiu espaço com o pintor polonês Maciej Babinski na mostra Epifanias – Babinski/Burgos. Em 2009, retornou ao museu da UFC com a exposição Pinturas, que reuniu obras dos 10 anos de trabalho do artista.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331