Mostra com releituras da Mona Lisa fica em cartaz até 17 de abril, no MAUC

Imagem: quadro de Aderson Medeiro que com a Mona Lisa com fundo nas cores azul e verdeReleituras do quadro mais icônico do pintor italiano Leonardo da Vinci (1452-1519) dão o tom da exposição Novos olhares para Monalisa, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), em cartaz até 17 de abril.

A mostra, promovida pelo Serviço Social do Comércio (SESC), que vem sendo apresentada desde 2015 em Fortaleza e cidades do interior do Ceará, apresenta recortes temáticos de parte da coleção de releituras da Mona Lisa pertencente à médica e colecionadora Veridiana Brasileiro, iniciada há 10 anos com recursos próprios.

No MAUC, estão 140 das 300 releituras da coleção, divididas em três segmentos: um núcleo de gravuras e cultura popular nordestina com matrizes, estampas e esculturas de Francisco de Almeida, Francisco Bandeira, Eduardo Eloy, Sebastião de Paula, Dim Brinquedim, Ascal, entre outros artistas; uma seleção da produção artística cearense, com obras de Estrigas, Zé Tarcísio, Gentil Barreira, José Guedes, Vando Figueiredo, Mestre Espedito Seleiro, Silvio Rabelo, entre outras; e um recorte com o protagonismo feminino no cenário das artes plásticas, com obras de Ana Costa Lima, Emília Porto e Jacinta Cavalcante, além de outras.

O público poderá conferir pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, bordados, fotografia e assemblage (colagem com objetos e materiais tridimensionais) feitos por criadores de todo o mundo, incluindo parte da produção contemporânea cearense, com a participação de artistas atuantes desde a década de 1960.

A coleção de Veridiana Brasileiro traz a temática única exposta de forma plural na diversidade das técnicas, estilos e múltiplos artistas que, em suas releituras, compõem um resultado de riqueza e beleza cultural, com valor didático e educativo.

A curadoria e expografia da mostra são de Veridiana Brasileiro e Andréa Dall’Olio Hiluy. Esta última também assina a comunicação visual e o projeto artístico e cultural da exposição.

O MAUC fica situado na Av. da Universidade, 2854, Benfica. Os visitantes têm acesso às instalações do museu de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A entrada é gratuita.

Fonte: Graciele Siqueira, diretora do MAUC – fone: 85 3366 7481