Procurar no portal

Jornada da Francofonia homenageia 50 anos do Centro de Humanidades da UFC

Logo do projeto FrancocultureNesta quarta-feira (20) haverá a abertura da edição 2019 do projeto de extensão Francoculture: Journées de la culture francophone, vinculado à Casa de Cultura Francesa (CCF). A data coincide com o Dia Internacional da Francofonia, e o evento deste ano homenageia os 50 anos de fundação do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará.

A Jornada da Francofonia tem como objetivos principais a divulgação da cultura francófona, a internacionalização e o aprimoramento da competência comunicativa em língua francesa de estudantes e professores da CCF e do Curso de Letras Português-Francês. A iniciativa é aberta ao público em geral.

A programação do evento tem início às 10h, no Auditório José Albano, na área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683, Benfica), com a palestra "A Cultura haitiana perante seus desafios", a ser ministrada por Markenson Jean, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC.

À tarde, a partir das 14h, a sala 14 da Casa de Cultura Francesa terá a exibição do vídeo "A vida em Brest: seus habitantes e algumas curiosidades linguísticas", seguido de debate com Bruna Vasconcelos, estudante de Letras Português-Francês da UFC e assistente de Língua Portuguesa no Collège et Lycée de l'Iroise (França). Às 16h, será exibido o filme de animação Aya de Yopoungon (2013), uma produção conjunta da França e da Costa do Marfim, com roteiro e direção de Marguerite Abouet e Clément Oubrerie.

A jornada será encerrada às 18h, novamente no Auditório José Albano, com a palestra "A Francofonia na Região do Maghreb – foco no Marrocos: entre herança e desenvolvimento", com o Prof. Marc Ellul, diretor da Aliança Francesa de Fortaleza. Todas as apresentações serão proferidas em língua francesa, com acesso gratuito.

Fonte: Profª Cláudia Giraud, coordenadora da Casa de Cultura Francesa da UFC e do projeto Francoculture – fone: 85 3366 7636

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300