III Colóquio História e Narrativa ocorre nesta sexta-feira (22), no Campus do Benfica

Imagem: O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal do Ceará realiza, nesta sexta-feira (22), em sua sala de audiovisual (Av. da Universidade, 2762, Benfica), o III Colóquio Internacional História e Narrativa, que abordará os temas "O autor e a autoria", "A ficção e o fictício" e "O sensível e a sensibilidade".

A programação tem início às 10h, com a mesa "A ficção e o fictício" e apresentações de José Braúna, que irá falar sobre "Investigações de um dançarino sutil: Gonçalo M. Tavares e a ficção como prática-pensadora”; de Jaison Silva, com o tema "A imagem transfigurada: Cinema Novo, realismo cinematográfico e a apropriação documental da realidade (1959-1963)”; e de Reginaldo Chaves, que abordará "Michel de Certeau e a ficção da história". A mediação será do Prof. Régis Lopes.

Às 14h será realizada a mesa "O autor e a autoria" e, às 16h, a mesa "O sensível e a sensibilidade", cujas programações podem ser conferidas no site do evento. A participação é aberta e gratuita para ouvintes.

SAIBA MAIS – O Colóquio Internacional História e Narrativa é um evento de realização semestral do PPGH. A primeira edição foi realizada em maio de 2018 e contou com a participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros, com destaque para a presença da professora Candece Slater, da Universidade da Califórnia. O segundo Colóquio História e Narrativa: Por Que Ficção? ocorreu em setembro de 2018 e contou com a presença de Aline Medeiros, ex-aluna do PPGH, atualmente vinculada ao Arquivo Nacional da França; e Edimilson Maia Júnior, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Fonte: Programa de Pós-Graduação em História da UFC – fone: 85 3366 7741