Circuito UFC-Arte no Interior promove atividades de formação cultural no Cariri

ft 190320 circuitoNos dias 28 e 29 de março, a Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) da Universidade Federal do Ceará promove, nos municípios de Juazeiro do Norte e Crato, a segunda edição em 2019 do Circuito UFC-Arte no Interior. As inscrições para as atividades de formação cultural seguem até a próxima terça-feira (26) no site da SECULT-ARTE.

A programação terá enfoque em atividades de formação com a realização de oficinas, rodas de conversa e uma mesa-redonda sobre intolerância religiosa, que será realizada na abertura do evento. A proposta é contribuir para o fomento e estímulo à produção cultural e artística na região do Cariri.

A atividade é promovida em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA), através da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), e com a Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau.

PROGRAMAÇÃO NA UFCA – Nos dias 28 e 29 de março, estudantes e profissionais de museologia e áreas que atuem com conservação de acervos poderão se inscrever na oficina Preservação do Patrimônio Cultural: Novos Olhares, Novas Possibilidades, que será ministrada por uma equipe da Casa de José de Alencar e do Memorial da UFC com o objetivo de capacitar os participantes para o desenvolvimento de atividades de gestão de riscos e preservação de acervos.

No dia 28, será realizada também a oficina Como Fazer HQs sem Saber Desenhar?, a ser conduzida pelo Prof. Ricardo Jorge Lucas, do Curso de Jornalismo da UFC. Na atividade serão discutidos os aspectos centrais da linguagem dos quadrinhos e como produzi-los sem saber desenhar.

Outra ação no campus é a oficina Pontos de Macumba e Memórias Afromusicais, com o propósito de promover a difusão de conhecimento artístico e cultural sobre as relações entre musicalidade, Música Popular Brasileira e religiões afro-brasileiras. A oficina será ministrada pela Profª Patrícia Matos, representante do Núcleo de Africanidades Cearenses (NACE) e do Grupo Afrotons da UFC. A atividade será no dia 28 de março, nos turnos da manhã e da tarde, continuando no dia 29, somente no período da manhã.

Na tarde do dia 28, o Auditório Bárbara de Alencar será palco da performance e roda de conversa Um fio por vez, que tem como temática a saúde feminina, denunciando o intenso sofrimento causado pelo diagnóstico tardio de endometriose. A atividade será promovida pela Companhia de Dança da UFC, por meio do Projeto Mulheres e Novelos.

PROGRAMAÇÃO NA URCA – O Centro de Artes da URCA será sede das atividades de formação do circuito. Nos dias 28 e 29, ocorrerá a oficina O Papel da Ação Física na Formação do Artista Docente, a ser ministrada pela Profª Juliana Carvalho, do Curso de Teatro da UFC. A formação partirá de experiências corporais envolvendo a criação de ações, de partituras (sequências de ações) e de cenas.

Haverá ainda a oficina Básica de Videodança, do projeto Midiadança – Laboratório de Dança e Multimídia. A atividade visa ao estudo e experimento de usos diferenciados da prática da linguagem audiovisual no que diz respeito à estética, à técnica e a outros modos de fazer vídeo, com ênfase na relação corpo-câmera.

A oficina será em 28 de março, nos turnos da manhã e da tarde, e continua no dia 29, somente no período da manhã. A atividade Um fio por vez, que reúne performance e roda de conversa sobre endometriose, também será realizada no Campus da URCA, na manhã do dia 29.

O Circuito UFC-Arte no Interior é uma iniciativa que promove ações culturais de formação e apresentações artísticas no interior do Estado do Ceará com o objetivo de contribuir para o acesso à formação nas diversas áreas artísticas, proporcionando à comunidade acadêmica e à comunidade em geral um intercâmbio com a produção cultural dos projetos cadastrados no Programa de Promoção à Cultura Artística – PPCA (Bolsa-Arte), desenvolvidos em Fortaleza e no interior do Estado.

Fonte: Secretaria de Cultura Artística da UFC – fone: 85 3366 7831