Procurar no portal

HUWC realiza primeiro transplante de medula óssea da rede pública do Ceará em adolescente

Imagem: foto de uma leito de hospital com paciente e equipe médica. Ao fundo, balões decoram o quarto."Agradeço aos médicos, técnicos e enfermeiros que lutaram, oraram, sofreram e, por fim, por causa de vocês, hoje podem sorrir comigo, celebrando a vida". Esse é um trecho da carta de agradecimento escrita por Iasmin Souza da Silva, de 13 anos, paciente mais jovem a se submeter a um transplante de medula óssea autólogo na rede pública do Ceará. O procedimento foi realizado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE).

O transplante de medula óssea foi realizado no dia 1º de março e agora a paciente recupera-se em casa. O procedimento era a única alternativa para salvar a vida de Iasmin, que foi diagnosticada com linfoma de Hodgkin, um dos tipos de câncer que afeta o sistema linfático. "Em algumas situações, como neste caso, o transplante era indispensável porque o organismo já não respondia à quimioterapia", explica o chefe da Unidade de Onco-Hematologia do HUWC, Fernando Barroso.

Iasmin foi submetida a um transplante autólogo, quando são usadas as células do próprio paciente. Ainda segundo Fernando Barroso, o recurso é o mais utilizado nos pacientes com esse tipo de linfoma. "É um autotransplante. As células da medula óssea do paciente são coletadas e congeladas. Ele passa por um processo de quimioterapia mais agressivo para depois suas células serem reinfundidas. Ao ser feito o autotransplante, o corpo passa a produzir novas células sanguíneas", conta o especialista.

A coleta da medula óssea para o transplante é realizada no HEMOCE por meio de uma máquina de aférese, quando o aparelho retira, pela veia do braço, somente a parte do sangue necessária (as células da medula óssea) e devolve os outros componentes sanguíneos para o organismo do paciente. Após a coleta da medula, o transplante é feito pela equipe médica do Hospital Universitário Walter Cantídio. São cerca de 40 profissionais de saúde envolvidos no procedimento. "Nossos esforços em conjunto, tanto do HEMOCE como da equipe de transplante do HUWC, foram fundamentais para realizar o primeiro procedimento em uma paciente dessa idade. Esse foi o primeiro caso (de transplante em adolescente) da nossa equipe e teve ótimos resultados", avalia Fernando Barroso.

TRANSPLANTE DE MEDULA – O Hospital Universitário Walter Cantídio e o HEMOCE realizam transplante de medula óssea nos pacientes cearenses desde 2008. Nos últimos 10 anos, houve no Ceará, por meio dessa parceria, 427 transplantes de medula óssea: 329 autólogos, 78 alogênicos aparentados, 14 alogênicos não aparentados e 6 haploidênticos.

O transplante autólogo é quando ocorre o autotransplante. No transplante alogênico aparentado, são utilizadas as células de parente do paciente; no tipo não aparentado, a medula óssea vem de um doador de banco nacional ou internacional, enquanto no haploidêntico, o transplante é feito com a medula de parente de primeiro grau, como pai ou irmão do paciente, quando há apenas metade da compatibilidade.

Saiba mais sobre o procedimento no portal do Hospital Universitário Walter Cantídio/EBSERH.

Fontes: Unidade de Comunicação Social do HUWC – fone: 85 3366 8183 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Assessoria de Imprensa do HEMOCE – fone: 85 3101 2308 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300