Aprovada resolução sobre consulta e elaboração de lista tríplice para reitor da UFC

Imagem: Reunião do CONSUNIEm reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira (20), o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará deliberou e aprovou a resolução que estabelece as normas do processo de consulta à comunidade universitária tendo em vista a elaboração da lista tríplice para escolha do reitor da UFC.

De acordo com a resolução aprovada (a íntegra do documento será publicada nos próximos dias pela Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores da UFC), a inscrição das candidaturas será feita no dia 2 de abril. A consulta à comunidade universitária, em todos os campi da Instituição, ocorrerá no dia 8 de maio.

Já a lista tríplice será elaborada pelos integrantes do CONSUNI em reunião marcada para o dia 20 de maio. De acordo com a resolução aprovada, a votação dos conselheiros é secreta e uninominal, devendo a lista ser composta com os três primeiros nomes mais votados pelo colegiado em escrutínio único.

Após essa etapa, a lista segue para o Ministério da Educação (MEC). Ao presidente da República caberá a nomeação do reitor da UFC para o mandato 2019-2023.

CONSULTA ‒ O processo de consulta à comunidade universitária será coordenado por uma Comissão Eleitoral Central (CEC), a ser presidida pelo Prof. Haroldo César Pinheiro Beltrão, docente titular da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE).

A CEC deverá elaborar normas complementares, a serem divulgadas posteriormente, para operacionalizar as diretrizes e dar exequibilidade às normas fixadas pelo Conselho Universitário.

Haverá, ainda, em cada um dos campi da UFC ‒ Benfica, Pici, Porangabuçu, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús ‒ uma Comissão Eleitoral Setorial (CES), subordinada à CEC. Os presidentes das comissões setoriais são: Roberto Sérgio do Nascimento, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade – FEAAC (Benfica); Verônica Teixeira Franco Castelo Branco, do Centro de Tecnologia (Pici); Carlos Couto de Castelo Branco, da FFOE (Porangabuçu); João Guilherme Matias (Sobral); Aliny Abreu de Sousa Monteiro (Russas); João Ferreira de Lavor (Quixadá); e Lívio Antônio Melo Freire (Crateús).

OUTRAS PAUTAS ‒ Também na sessão desta quarta-feira, o CONSUNI aprovou propostas de concessão do título de professor emérito a Adalberto Barreto, do Departamento de Saúde Comunitária da UFC, e Maria Dulce Sousa Castelo, uma das responsáveis pela implantação da Coordenação Geral das Casas de Cultura Estrangeira da UFC. Mais detalhes sobre os homenageados serão divulgados em breve.

Foi aprovada ainda a formalização, na estrutura universitária, da Divisão de Ações da Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM), vinculada à CDFAM, e do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância (NUTEDS), ligado à Faculdade de Medicina.

Foi definida, ainda, pelo CONSUNI, a indicação dos docentes Ernesto Trajano de Lima Neto e Gabriel Antoine Louis Paillard como coordenador e coordenador-adjunto, respectivamente, da Universidade Aberta do Brasil na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331