Sistema de Bibliotecas lança XI Campanha de Preservação do Acervo

Imagem: Com o lema "Cuide do livro, preserve o saber", a campanha traz uma inovação, passando a ocorrer duas vezes ao ano: agora, em março, e, no próximo semestre, em agostoTeve início nessa quarta-feira (20) mais uma Campanha de Preservação do Acervo do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará. O objetivo é incentivar a preservação do material bibliográfico abrigado nas bibliotecas e, assim, prolongar a vida útil dos volumes e favorecer o acesso à informação.

Com o lema "Cuide do livro, preserve o saber", a campanha traz uma inovação, passando a ocorrer duas vezes ao ano: agora, em março, e, no próximo semestre, em agosto.

"Os acervos das bibliotecas representam um bem cultural coletivo, de forma que mantê-los preservados e disponíveis ao uso no presente e no futuro passa a ser responsabilidade de todos. A atitude de preservar, conservar, ganha ainda mais importância ao observarmos que a maioria dos materiais informacionais presentes nas bibliotecas apresenta tempo de vida útil limitado", destaca a direção da Biblioteca.

As ações previstas da campanha são divulgação dos cuidados com os livros nas redes sociais das bibliotecas da UFC; estímulo à adoção de livros (encapamento especial); realização de exposições bibliográficas; premiação de alunos que mais retiram livro por empréstimo; e a ação "Apague essa ideia" (convite a voluntários para apagar os rabiscos feitos nos exemplares da biblioteca).

Para conferir o material educativo, acesse o site do Sistema de Bibliotecas da UFC.

Fonte: Direção da Biblioteca Universitária – fones: 85 3366 9507 e 3366 9513