Astrofísico dos EUA palestra sobre 100 anos do eclipse que marcou teoria da relatividade

Imagem: fundo azul com foto do professor e dados sobre a palestraEm maio de 1919, um eclipse solar total observado da cidade de Sobral, no interior do Ceará, mudou o rumo da ciência. O fenômeno, que serviu para comprovação da teoria da relatividade geral de Albert Einstein, completa, no dia 29 de maio, 100 anos.

Para discutir a importância do eclipse e as medidas que comprovaram a teoria da relatividade, a Universidade Federal do Ceará recebe, na próxima terça-feira (26), Daniel Kennefick, professor da Universidade do Arkansas (Estados Unidos). A palestra "No shadow of doubt: the eclipse expedition to Sobral in 1919" ocorrerá às 10h, no auditório do Centro de Ciências, localizado no bloco 902 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

A atividade, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Física e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia. A palestra será ministrada em inglês, sem tradução simultânea.

Daniel Kennefick é astrofísico, historiador da ciência e professor associado da Universidade do Arkansas. Pesquisa ondas gravitacionais, estrutura espiral das galáxias de disco e história da relatividade e da astronomia do século XX. Possui mestrado (1991) e doutorado (1997) em Física pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia.

É autor de vários livros e artigos sobre o cientista alemão Albert Einstein e a teoria da relatividade. Dentre eles, destaca-se No shadow of a doubt: the 1919 eclipse that confirmed Einstein's theory of relativity, que narra as viagens realizadas em 1919 ao Brasil e à África para a comprovação da teoria da relatividade.

No próximo dia 27, Daniel Kennefick estará no seminário Sob o Sol de Sobral – uma Janela para o Cosmos, que integra a programação da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Centro de Eventos de Sobral. Na ocasião, o professor fará a palestra "The 1919 eclipse that confirmed Einstein’s theory of relativity".

ECLIPSE – No dia 29 de maio de 1919, expedições científicas britânicas foram para a cidade de Sobral, no Brasil, e para Roça Sundy, na Ilha do Príncipe (África), para estudar o eclipse solar total. O fenômeno, observado, fotografado e analisado em dois pontos distintos do planeta, comprovou a teoria da relatividade geral, publicada em 1915 pelo físico Albert Einstein.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – fone: 85 3366 9943