Antonio Eurico Belo Torres receberá título de Professor Emérito na quinta-feira (28)

Imagem da fachada da reitoriaA Universidade Federal do Ceará concederá, na próxima quinta-feira (28), o título de Professor Emérito ao engenheiro químico e docente aposentado Antonio Eurico Belo Torres, do Centro de Tecnologia. A solenidade ocorrerá às 19h, no auditório Prof. Antônio Martins Filho, na Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica).

A concessão do título se deu por meio da Resolução nº 67 do Conselho Universitário (CONSUNI), de 12 de novembro de 2015, em reconhecimento institucional à sua dedicação e aos relevantes serviços prestados como docente da UFC. A indicação de Antonio Eurico Belo Torres foi feita pelo Departamento de Engenharia Química.

Antonio Eurico Belo Torres nasceu na cidade de Nova Russas, em 1948. Em 1971, graduou-se como engenheiro químico pela Universidade Federal do Ceará e, quatro anos depois, obteve o título de mestre pela Pontifícia Universidade Católica, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, ingressou na UFC como professor do Departamento de Engenharia Química, do qual foi chefe na década de 1980. Nos anos 1990, coordenou a reforma de todos os cursos de engenharia do Centro de Tecnologia, modernizando e atualizando suas matrizes curriculares.

O novo Professor Emérito da UFC também teve forte envolvimento nas atividades de pesquisa, registrando 27 artigos publicados em periódicos internacionais e somando 359 citações acadêmicas. Foi um dos fundadores do Grupo de Pesquisa em Separações por Adsorção, em 1994, e teve importante contribuição na formatação do projeto de criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, que recebeu sua primeira turma de mestrado em 2001. Foi ainda pesquisador sênior de vários projetos, desempenhando papel fundamental como coorientador de inúmeras teses e dissertações.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331