Aluna do PRODEMA é selecionada para participar de evento em Harvard

Imagem: Leilane Oliveira Chaves, doutoranda do PRODEMA vai apresentar sua tese de doutorado (em desenvolvimento) em workshop na Universidade de Harvard (Foto: Divulgação)A estudante Leilane Oliveira Chaves, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal do Ceará, foi selecionada pelo Instituto de Pesquisa Afro-Latino-Americano Hutchins Center da Universidade de Harvard para apresentar sua tese de doutorado (em desenvolvimento) no evento anual Workshop Mark Claster Mamolen sobre Estudos Afro-Latino-Americanos.

A atividade ocorrerá no dia 10 de maio, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com o objetivo de apoiar as melhores teses sobre temas afro-latino-americanos. Cerca de 540 estudantes de doutorado de 21 países participaram da chamada desta quarta edição do evento.

Dos 16 selecionados, 10 são brasileiros. Leilane é a única estudante do Nordeste do Brasil a integrar esta edição do encontro. O Instituto de Pesquisa Afro-Latino-Americano financiará a viagem da aluna.

Leilane Oliveira Chaves é aluna de doutorado do PRODEMA da UFC e integrante do Laboratório de Geoprocessamento e Cartografia Social (LABOCART) do Departamento de Geografia. Em seu trabalho, ela aborda os modos de vida e os conflitos pelo uso dos recursos naturais na comunidade quilombola do Cumbe, em Aracati, no Ceará, e procura entender os impactos nos modos de vida da expansão da carcinicultura, a construção da identidade afro-brasileira dentro dos conflitos territoriais e os processos político-culturais que sustentam a oposição à instalação das energias renováveis no Brasil.

O trabalho de Leilane é orientado pelos professores Edson Vicente da Silva, do PRODEMA, e Christian Brannstrom, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC.

Fonte: Profª Adryane Gorayeb, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia ‒ fone: 85 3366 9855