Novas regras de redação oficial determinam mudanças em modelos de ofício no SEI

A Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) informou, por meio de ofício-circular, que, a partir de 1º de abril, toda comunicação oficial da Universidade Federal do Ceará, seja interna ou externa, deverá ser elaborada de acordo com o “padrão ofício”, conforme disposto na seção 5 do capítulo II do Manual de Redação Oficial da Presidência da República, que teve alterações realizadas e consolidadas em sua terceira edição.

Para adequação às mudanças, será adotado, no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), um modelo único de ofício e ofício-circular a ser utilizado por todas as unidades acadêmicas e administrativas da UFC. A numeração dos referidos documentos será sequencial anual na unidade e será reiniciada com o novo modelo, a partir da data citada. A PROPLAD informou ainda que os modelos de memorando e de ofício criados pelas unidades antes de 1º de abril serão desabilitados no SEI e sua numeração não terá a sequência continuada nos novos modelos.

Para correta identificação da nomenclatura das unidades, bem como informações de endereço e telefone nos modelos “Ofício” e “Ofício-circular”, a equipe responsável pela administração do SEI realizou os ajustes necessários em cada unidade do SEI, antes de disponibilizá-lo. Vale salientar que tais informações foram coletadas nas páginas oficiais da UFC e por contato telefônico com as respectivas unidades.

Caso seja verificada divergência nos nomes/hierarquias das unidades ou nos endereços e telefones, deve-se contatar a equipe do SEI para os devidos ajustes pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A equipe do SEI sugere às unidades que possuem forma padronizada de redação de ofício e que criaram modelos específicos de ofícios e memorandos ao longo de 2018 que utilizem a funcionalidade “texto padrão” no SEI, conforme orienta o Manual do Usuário do Sistema.

Fonte: Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) – fone: 85 3366 7365