Criatividade: Museu da Indústria expõe produções do Curso de Design da UFC

Imagem: A coletânea de obras compõe uma retrospectiva dos sete anos do curso (Foto: Viktor Braga/UFC)Na noite de quarta-feira (27), o Museu da Indústria, vinculado à Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), sediou a abertura do Ceará Design Week. O evento, que trata de sustentabilidade, inovação e design afetivo, reúne palestras, oficinas, seminários e lançamentos de livros até domingo (31). Duas salas da casa anexa ao museu estão ocupadas com trabalhos de estudantes e professores da Universidade Federal do Ceará, que segue em cartaz até o fim de junho.

Confira outras imagens da exposição no Flickr da UFC

A vice-coordenadora do Curso de Design da UFC e curadora da exposição, Camila Barros, enfatiza que a coletânea de obras compõe uma retrospectiva dos sete anos do curso, criado em 2012. Os trabalhos selecionados envolvem técnicas e formatos diversos, como jogos educativos, livros-brinquedos, mobiliário, postais e cartazes. O projeto expográfico é assinado pela Profª Tânia Vasconcelos, que partilhou com os alunos as tarefas de conceber e fabricar protótipos e montar os espaços da mostra.

"Temos um curso de formação generalista, no qual as áreas de design gráfico e de produto se imbricam nas produções, e assim os alunos compreendem o design como um agente de transformação. O designer é um sujeito bastante curioso e perspicaz que estabelece estratégias para trabalhar com materiais e contextos diferentes com vistas a suprir as necessidades do projeto", detalha a Profª Camila.

Imagem: O reitor Henry Campos prestigiou a abertura do evento (Foto: Viktor Braga/UFC)PRODUÇÃO – A aluna Sabrina Mariano, do sétimo semestre de Design, assina três trabalhos na exposição, frutos de disciplinas do curso, como História da Tipografia e Materiais e Processos. Em dupla com a colega Ivna Rozas, ela produziu uma série de produtos cerâmicos com barro cozido e cru em formato de cacto, inspirados no sertão nordestino.

"Ver nossos projetos sendo expostos é um motivo para a própria comunidade, a família, vizinhos e pessoas próximas virem visitar locais como o Museu da Indústria. Uma das ideias que debatemos na época do incêndio do Museu Nacional foi a de que, ao utilizarmos os espaços, estabelecemos laços afetivos, empatia e cuidado para que outras pessoas também os conheçam", afirma a futura designer.

O reitor da UFC, Henry Campos, prestigiando a abertura da exposição, elogiou o engajamento dos alunos, a aproximação com o setor produtivo e o modo como as obras interagem com as tradições e a cultura popular. O reitor ressaltou que, há dois anos, o Curso de Design foi avaliado como o melhor do País pelo Exame Nacional dos Estudantes (ENADE), do Ministério da Educação.

Imagem: A mostra da UFC seguirá em cartaz até o fim de junho (Foto: Viktor Braga/UFC)"Tenho admiração pelo Curso de Design porque é um espaço que estimula a criatividade, e há uma riqueza enorme de talentos. Tudo o que se produz tem uma base de pesquisa forte, um mergulho na história da cidade, no passado e no contemporâneo. É um grupo que vem produzindo bastante para a Universidade e, através do Escritório-Modelo de Design, vem dando uma contribuição importante com campanhas e marcas", avalia Henry Campos.

O MUSEU – O Museu da Indústria é situado na Rua Doutor João Moreira, 143, no Centro de Fortaleza. O horário de funcionamento é de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo telefone (85) 3201 3901 ou pelo site do museu.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331