UFC fará solenidade de entrega de distinção acadêmica a ex-alunos hoje (3); evento será na Reitoria

Imagem: As distinções serão concedidas a alunos formados em 2018.2 (Foto: Viktor Braga/UFC)A Universidade Federal do Ceará realiza pela primeira vez, a partir de 3 de abril, as solenidades de entrega de honrarias acadêmicas para estudantes que se destacaram na graduação. As distinções Cum Laude, Magna cum Laude e Summa cum Laude são concedidas àqueles que tiveram Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) superior a 8.500, completaram o curso no tempo padrão, sem reprovações e trancamentos, dentre outros critérios estabelecidos pelos cursos.

A primeira solenidade, no dia 3 de abril, será às 16h. Nesta quarta-feira, o local do evento foi alterado, e será realizado no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica). Na ocasião, será outorgada, pelo reitor da UFC, Henry Campos, a distinção Summa cum Laude (na tradução do latim, Com a Maior das Honras) a pelo menos 63 ex-alunos formados no semestre 2018.2.

Já no dia 16 de abril é a vez de 49 ex-alunos receberem a distinção Magna cum Laude (Com Grandes Honras, na tradução), a ser entregue pelo pró-reitor de Graduação, Cláudio Marques.

A entrega da distinção Cum Laude (Com Honras) pelos diretores das unidades acadêmicas será agendada para o período entre 8 e 30 de abril e contemplará pelo menos 36 formados em 2018.2.

Esta é a primeira vez que os estudantes contemplados com as distinções acadêmicas são homenageados em solenidades especiais. Até então, ao ser aprovada, a distinção apenas passava a constar no diploma do aluno.

COMO FUNCIONA – As distinções acadêmicas são requeridas pelos próprios estudantes à coordenação de curso, em prazo estabelecido pela Pró-Reitoria de Graduação. Uma série de critérios deve ser observada para a concessão da honraria, conforme estabelecido na Resolução nº 45/2018 do Conselho Universitário e com base em critérios adicionais, facultados às coordenações de curso.

O período de requerimento de distinção acadêmica para os alunos formados em 2019.1 ainda será divulgado.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: (85) 3366 9498