Competição mundial de cultura e língua chinesas recebe inscrições de universitários

Imagem: Etapa nacional da Chinese Bridge 2018 ocorreu na UFRGS, em Porto Alegre (Foto: SECOM)O Instituto Confúcio da Universidade Federal do Ceará recebe inscrições até 5 de abril, via formulário eletrônico, de interessados em participar da seleção interna voltada à competição mundial de cultura e língua chinesas intitulada "Chinese Bridge – Ponte Chinesa 2019".

Será selecionado um candidato que representará o instituto na etapa nacional, em maio, em São Paulo. Podem inscrever-se estudantes universitários (graduação, mestrado ou doutorado) de qualquer instituição de ensino superior, desde que tenham entre 18 e 30 anos de idade. O teste de seleção será em chinês.

A seleção local será realizada no dia 15 de abril, às 9h, na sede do Instituto Confúcio da UFC, que será inaugurada no próximo dia 10, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (Rua Abdenago Rocha Lima, s/n), em Fortaleza. Os candidatos passarão por quatro etapas: teste escrito (20 minutos), leitura de texto em chinês que será sorteado no ato (3 minutos), apresentação oral (3 minutos) e performance artística (3 minutos).

Para a apresentação oral, os candidatos deverão falar um pouco de si e de sua experiência com a cultura chinesa, em chinês. Já para a performance artística, deverá ser feita uma pequena apresentação relacionada à cultura chinesa, como cantar uma música chinesa, recitar um texto chinês, tocar um instrumento chinês, dançar, lutar etc.

Além dos requisitos já citados, os candidatos não devem possuir nacionalidade chinesa, não ter crescido ou vivido na China e nem ter o chinês como língua materna.

Outras informações sobre a seleção podem ser obtidas no site do Instituto Confúcio da UFC ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Assessoria técnica da Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFC ‒ fone: (85) 3366 7336 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.