Youtube, caronas, situações reais: Ateliê de Ensino estimula novas práticas docentes

Imagem: Professores reunidos em encontro do Ateliê de Ensino do CT (Foto: acervo pessoal)Mudar o mundo enquanto ele não muda. Essa é a máxima que tem inspirado os encontros do Ateliê de Ensino do Centro de Tecnologia (CT), projeto da Universidade Federal do Ceará que visa subverter a lógica tradicional da sala de aula e discutir teorias e métodos que ajudem os professores a transformar o ensino-aprendizagem.

Desenvolvido no âmbito da Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa) da UFC, o ateliê realiza encontros no bloco 709 do CT, às terças-feiras, das 10h às 12h, reunindo professores desta e de outras unidades acadêmicas.

O projeto é coordenado pela Profª Bernadete Porto, da Faculdade de Educação (FACED), e, em Fortaleza, conta com cerca de 10 docentes, entre físicos, matemáticos, engenheiros. No fim de 2018, duas professoras do Centro de Ciências Agrárias juntaram-se ao grupo. Nos encontros, eles dividem anseios, discutem metodologias, se autoavaliam e compartilham experiências.

O grupo já vem gerando resultados positivos, como afirma o Prof. Ismael Furtado, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais. "Gosto muito do PBL [problem based learning], que é uma das técnicas estudadas no ateliê. Eu trago para a sala de aula uma problemática real, contextualizada, e debato com os alunos para que eles identifiquem determinados conceitos", relata. "Fica muito mais fácil o aluno aprender. E eles vão adiante, passando a relacionar tais conceitos com os de outras disciplinas."

Imagem: Gravação de videoaula do projeto AtivaEQ (Foto: acervo pessoal)O Prof. Ivanildo Júnior, do Curso de Engenharia Química, faz videoaulas para estimular os alunos a ampliar conhecimentos sobre os assuntos abordados nas disciplinas Princípios dos Processos Químicos, Fenômenos de Transporte III e Operações Unitárias III. "Eu queria mudar minhas aulas. A partir de conversas e reuniões e com auxílio do Prof. Ismael Furtado, começamos a estruturar o projeto AtivaEQ. Foi aí que começamos a gravar as videoaulas", relata.

O site www.ativaeq.ufc.br ainda disponibiliza material extra para estudo das disciplinas. O perfil @ativaeq no Instagram também é utilizado para veicular os vídeos, tirar dúvidas dos alunos e ampliar a interação e a proximidade entre estudantes e professor.

Outra iniciativa de destaque é o projeto Carona com a Professora, que também visa simplificar o aprendizado. No semestre 2018.2, a Profª Verônica Castelo Branco, do Departamento de Engenharia de Transportes, resolveu começar a dar carona aos alunos que aguardavam nos pontos de ônibus situados em seu trajeto até a Universidade.

Imagem: Profª Verônica Castelo Branco oferece carona aos alunos para dialogar sobre as disciplinas (Foto: acervo pessoal)"A gente começava a aula dentro do carro. De maneira bem informal, eles diziam como estavam se sentindo. 'Professora, estou com dificuldade com o projeto nessa fase; não estou achando o material bibliográfico.' E isso tudo servia para alimentar as discussões no Ateliê de Ensino", explica Verônica.

A coordenadora Bernadete Porto afirma que o ateliê "já tem vários filhos". "Professores de outras unidades da UFC mostram interesse por conhecer e participar do projeto. Recentemente, criamos o Ateliê do Campus de Russas e começamos a articulação do Ateliê do Centro de Ciências e da FEAAC", explica.

Em Russas, segundo ela, a proposta é envolver professores tanto da UFC quanto de escolas da educação básica, em uma área específica: a matemática. De acordo com relato dos docentes do campus, trata-se da disciplina que costuma gerar mais dificuldades em sala de aula.

Mais informações sobre o projeto podem ser vistas em reportagem do informativo CT News.

Ateliê de Ensino
Contato: Projeto CASa
Fone: (85) 3366 9218

Fonte: CT News, com reportagem de Lucas Casemiro; Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331