Procurar no portal

Engenheiro químico Antonio Eurico Belo Torres recebe título de Professor Emérito da UFC

Imagem: A entrega do título de Professor Emérito a Antonio Eurico Belo Torres ocorreu no auditório da Reitoria da UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)Uma trajetória com mais de 40 anos de dedicação à docência e pesquisa em Engenharia Química foi celebrada na noite dessa quinta-feira (28), no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará. A data marcou a entrega do título de Professor Emérito ao engenheiro químico e docente aposentado Antonio Eurico Belo Torres.

A concessão do título se deu por meio da Resolução nº 67 do Conselho Universitário (CONSUNI), de 12 de novembro de 2015, em reconhecimento institucional à dedicação e aos relevantes serviços prestados por ele como professor da UFC. A indicação de Antonio Eurico Belo Torres foi feita pelo Departamento de Engenharia Química.

Membros da comunidade universitária e familiares do mais novo Emérito acompanharam a solenidade, que teve início com a entrada dos docentes que compuseram a mesa solene: os professores Jesualdo Farias, do Centro de Tecnologia (CT); Carlos Almir Holanda, diretor do CT; Diana Azevedo, vice-diretora do CT; e Henry Campos, reitor da UFC. Em seguida, o homenageado ingressou no auditório, conduzido pelos professores Carlos Almir Holanda e Célio Loureiro, este último integrante do Departamento de Engenharia Química da Universidade.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

Logo após, saudou o homenageado em nome da Instituição a vice-diretora do Centro de Tecnologia da UFC, Profª Diana Azevedo. Em sua fala, fez um resgate histórico do trabalho do Prof. Eurico Belo como docente, gestor e pesquisador e definiu como fundamental seu papel na construção da identidade do Departamento de Engenharia Química do Centro de Tecnologia da Universidade. Em sua avaliação, Eurico Belo foi um "semeador" com legado que tornou possível a modernização das matrizes curriculares dos cursos de Engenharia da UFC.

Imagem: O homenageado foi saudado em nome da UFC pela vice-diretora do Centro de Tecnologia, Profª Diana Azevedo (Foto: Ribamar Neto/UFC)"Você deixou uma marca indelével em nossa Instituição. O Departamento de Engenharia Química da UFC tem seu DNA, razão pela qual apresentamos e defendemos a concessão dessa honraria de Professor Emérito. Encarna, como poucos, as qualidades que fazem um professor em toda a extensão, entusiasmado e desvelado pela aprendizagem dos alunos, rigoroso com os resultados, paciente nas adversidades, honesto e comprometido com tudo o que se envolve, humilde nas conquistas e ousado nos desafios", delineou.

Emocionado, Eurico Belo agradeceu a honraria e, de forma bem-humorada, definiu sua relação de 48 anos com a UFC como um verdadeiro casamento. "Casei-me duas vezes, uma fevereiro de 1976 e, logo depois, em março de 1976. Em fevereiro com a Rosália e em março com a UFC. A Rosália teve, pois, de aturar, por mais de 40 anos, esse longo concubinato", brincou.

Como em toda união profícua, separação não é uma opção a ser vislumbrada. Mesmo aposentado, o pesquisador disse que segue exercendo atividades de orientação na graduação e pós-graduação da UFC. "Confesso, não é fácil se aposentar. Consciente ou inconscientemente, tememos a perda de identidade, umbilicalmente ligada à Universidade. Felizmente nossa Universidade oferece programas de continuidade acadêmica para professor aposentado e, assim, pude continuar minhas atividades acadêmicas", comentou.

Ainda refletindo sobre uma vida inteira dedicada à Engenharia Química, Eurico Belo revelou três atitudes que marcaram sua história profissional: dedicação, compromisso e procura da melhoria da qualidade do ensino e pesquisa da Engenharia Química. "A vivência que tenho, nesse quase meio século de vida na Universidade, com o sistema nacional de ensino superior me permite afirmar que dispomos hoje, no Ceará, de um dos melhores programas de ensino e pesquisa em Engenharia Química do País. Tenho orgulho em dizer que sempre fui uma pessoa engajada na construção desse ideário que, acredito, deva ser o de todo professor comprometido com a universidade pública", disse.

Imagem: Em seu discurso, Eurico Belo fez um chamado em defesa da universidade pública (Foto: Ribamar Neto/UFC)Eurico Belo fez ainda um chamado em defesa da universidade pública. "Devemos evitar, a todo custo, ceder à pressão de dificuldades conjunturais. Devemos combater o discurso de ódio e intolerância que, eventualmente, possa destruir aquilo que foi construído com muita dedicação, compromissos e sacrifícios." E encerrou com uma fala do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica: "Tenho o direito de gritar que, neste mundo, derrotados são aqueles que desistem de lutar".

O reconhecimento à contribuição científica do Prof. Eurico Belo deu o tom da fala do reitor Henry Campos. "Muito obrigado, Prof. Eurico, por esses resultados. Você é um dos responsáveis pela aura de excelência que hoje recobre a imagem de nossa Instituição no concerto das universidades brasileiras. Foi um dos que produziram a química desse sucesso e amalgamaram a credibilidade de que hoje a UFC desfruta na sociedade", avaliou.

Para o reitor, a seriedade do docente no exercício profissional na UFC construiu, ao longo dos anos, o perfil necessário à outorga de uma das honrarias máximas da UFC. "Hoje, o título que lhe é entregue formaliza o aplauso dos que com ele conviveram, com ele trabalharam e aprenderam a admirá-lo pelo conhecimento científico, pelo caráter, pela entrega absoluta a esse sacerdócio que é a docência", declarou.

Imagem: O reconhecimento à contribuição científica do Prof. Eurico Belo deu o tom da fala do reitor Henry Campos (Foto: Ribamar Neto/UFC)SAIBA MAIS – Antonio Eurico Belo Torres nasceu na cidade de Nova Russas, em 1948. Em 1971, graduou-se como engenheiro químico pela Universidade Federal do Ceará e, quatro anos depois, obteve o título de mestre pela Pontifícia Universidade Católica, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, ingressou na UFC como professor do Departamento de Engenharia Química, do qual foi chefe na década de 1980. Nos anos 1990, coordenou a reforma de todos os cursos de Engenharia do Centro de Tecnologia, modernizando e atualizando suas matrizes curriculares.

O novo Professor Emérito da UFC também teve forte envolvimento nas atividades de pesquisa, registrando 27 artigos publicados em periódicos internacionais e somando 359 citações acadêmicas. Foi um dos fundadores do Grupo de Pesquisa em Separações por Adsorção, em 1994, e teve importante papel na formatação do projeto que criou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, que recebeu sua primeira turma de mestrado em 2001. Foi ainda pesquisador sênior de vários projetos, desempenhando papel fundamental como coorientador de inúmeras teses e dissertações.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300