Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC realiza V Seminário de Pesquisa

Imagem: fundo laranja com a frase V Seminário de Pesquisa PPGCOM-UFC 3, 4 e 5 de abril em vermelhoO Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Ceará realiza, a partir desta quarta-feira (3), a quinta edição do Seminário de Pesquisa. O evento, que conta com palestras e apresentações de trabalhos, segue até sexta-feira (5).

A abertura do seminário ocorrerá às 14h, no Auditório Valnir Chagas, localizado na Faculdade de Educação (Rua Waldery Uchôa, 1, Benfica), com a aula inaugural "Rever Barravento", ministrada pela Profª Cláudia Mesquita, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Nos dois dias seguintes, o seminário terá lugar no auditório da Pós-Graduação em História, na área 2 do Centro de Humanidades da UFC (Av. da Universidade, 2762, Benfica), onde estudantes da turma de 2018 do mestrado apresentarão suas pesquisas em andamento, que serão comentadas por pareceristas externos ao PPGCOM.

As pesquisas se dividem em cinco eixos temáticos: Comunicação e Novas Mídias; Comunicação, Cidade e Cidadania; Discursos Jornalísticos; Estudos de Cinema; e Pensar as Imagens. O cronograma detalhado de apresentações será divulgado na página do evento no Facebook.

AULA INAUGURAL – Em "Rever Barravento", a Profª Cláudia Mesquita propõe uma revisita ao filme Barravento (1962), primeiro longa-metragem do cineasta baiano Glauber Rocha, para discutir questões contemporâneas sobre o cruzamento entre cinema, cultura e experiência.

Cláudia Mesquita tem graduação (1992) em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado (2002) e doutorado (2006) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunta da UFMG. Tem experiência nas áreas de comunicação e cinema, com ênfase em comunicação e estética do audiovisual.

Mais informações estão no site do PPGCOM ou na página do evento no Facebook.

Fonte: Comissão de Organização do Seminário de Pesquisa – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.