Instituto Confúcio da UFC será inaugurado em cerimônia nesta quarta-feira (10)

Imagem: O Instituto Confúcio passou a funcionar na UFC em 2018, em sede provisória (Foto: Viktor Braga/UFC)Será inaugurada, nesta quarta-feira (10), a sede do Instituto Confúcio da Universidade Federal do Ceará, localizada no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. A solenidade ocorrerá às 15h, no auditório da Seara da Ciência (Rua Abdenago Rocha Lima, s/n, Campus do Pici) e contará com a presença do reitor da UFC, Henry Campos, e do Prof. Li Jing, vice-presidente da Universidade de Nankai, uma das mais importantes da China, representando o presidente da instituição, Cao Xuetao.

Resultado de um convênio assinado entre as duas universidades em 2016, o Instituto Confúcio tem como diretora-geral a Profª Mônica Amorim, da UFC, e como vice-diretora a Profª Yu Chen, da Universidade de Nankai. A entidade iniciou as atividades na UFC em abril do ano passado, com o Curso de Mandarim.

O curso dura seis semestres e conta hoje com quatro turmas, duas de primeiro semestre e duas de segundo, com aulas ministradas em espaço cedido na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), no Benfica. A partir de agosto, as aulas passarão a ser nas instalações próprias do instituto, no Pici.

Imagem: Vários eventos sobre a cultura chinesa já foram realizados na UFC pelo Instituto (Foto: CCSMI/UFC)A Profª Mônica Amorim explica que o objetivo da entidade é promover o ensino da língua e cultura chinesas e, no caso da sede cearense, além das ações de interesse acadêmico, possibilitar parcerias entre instituições governamentais e setores produtivos do Ceará e da China.

Para a diretora-geral, a presença do instituto na UFC representa "importante avanço no processo de internacionalização da Universidade por proporcionar o estabelecimento desses vínculos e promover a cooperação entre a Instituição e entidades chinesas". Ela acrescenta que, no programa da solenidade, estão previstas homenagens a professores, estudantes e profissionais que contribuíram para a instalação do instituto na UFC.

A Profª Yu Chen informa que estão confirmadas para a inauguração da sede as presenças da cônsul-geral da China em Recife, Yan Yuqing; do diretor-adjunto do Escritório de Intercâmbios Acadêmicos Internacionais da Universidade de Nankai, Zhang Ning; e do coordenador do Programa do Escritório de Intercâmbios Acadêmicos Internacionais, Lin Senmao.

Imagem: Visita à etapa final das obras do Instituto, em fevereiro de 2019 (Foto: Viktor Braga/UFC)SEDE – O Instituto Confúcio conta com 480 unidades nos cinco continentes. No Brasil, 10 estão instaladas em instituições de ensino superior, sendo a da UFC a 10ª no País e a 2ª no Nordeste (o primeiro foi instalado em Pernambuco). Na UFC, O equipamento conta com salas de aula e de reunião, biblioteca, coordenação pedagógica e gabinete de professores.

A sede do Instituto Confúcio da UFC, que passa a funcionar em área anexa à Seara da Ciência, é um espaço rico em referências à cultura chinesa. O projeto é assinado pelo Prof. Newton Becker, quando ocupava o cargo de arquiteto na Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC-INFRA). Atualmente ele é docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC. Becker esteve na China, em 2016, buscando inspiração para o projeto, que foi concebido em um ambiente de leveza e transparência, valorizando a luz natural, com o uso de materiais como vidro, madeira e metal.

O arquiteto projetou também um jardim para o pátio interno, com elementos que remetem à paisagem do país asiático, como bambus, ponte de madeira e pintura no chão simbolizando um rio. A ambientação e sinalização de todo o espaço, que possui indicações em mandarim e em português, foram feitas pelo Escritório-Modelo de Design – projeto de extensão vinculado ao Curso de Design da UFC –, coordenado pelos professores Camila Barros e Roberto Vieira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331