Procurar no portal

LABOMAR celebra 10 anos de criação do Curso de Ciências Ambientais

Imagem: Segundo o coordenador do Curso de Ciências Ambientais, Marcus Vinícius Chagas da Silva, nos últimos 10 anos já se formaram 105 cientistas ambientais (Foto: Viktor Braga/UFC)O Curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Ceará comemorou sua primeira década de existência em solenidade na noite dessa segunda-feira (1º). O evento, sediado no auditório do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), contou com a participação do reitor da UFC, Henry Campos, e do ex-reitor Jesualdo Farias, além de outras autoridades universitárias, servidores e estudantes. O curso de graduação em Ciências Ambientais, na modalidade bacharelado, foi criado em 2009, ofertando 40 vagas anualmente.

Imagem: Evento ocorreu no auditório do LABOMAR (Foto: Viktor Braga/UFC)Para o coordenador do Curso de Ciências Ambientais, Marcus Vinícius Chagas da Silva, nos últimos 10 anos houve uma série de melhorias na infraestrutura física, na contratação de professores efetivos e no número de publicações acadêmicas. Desde que a primeira turma ingressou, em 2010.1, já se formaram 105 cientistas ambientais, e, hoje o curso tem 147 alunos matriculados. Um dos bons resultados veio em 2014, quando aquela graduação obteve nota 4 no Conceito Preliminar do Curso (CPC), em uma escala de 1 a 5, segundo o Ministério da Educação.

"Temos dois perfis de egressos bastante delimitados: o primeiro vai seguir mestrado e doutorado na área de análise e saneamento ambiental. O segundo tipo está no mercado, trabalhando em empresas com responsabilidade socioambiental, equilibrando os valores da comunidade com os da natureza. O cientista ambiental é hoje formado para coordenar equipes que atuam tanto nos estudos prévios como no monitoramento de qualquer grande empreendimento, inclusive barragens", explicou o Prof. Marcus Vinícius.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Imagem: A diretora do LABOMAR, Maria Oziléa Bezerra Menezes, traçou um histórico do processo de aprovação e implementação do Curso de Ciências Ambientais na UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)Em seu discurso, a diretora do LABOMAR, Maria Oziléa Bezerra Menezes, traçou um histórico do processo de aprovação e implementação do Curso de Ciências Ambientais na UFC. Para ela, o caminho trilhado por essa graduação "está respondendo aos anseios e expectativas desejados. (...) É um curso jovem, com evidentes resultados positivos, que dignifica o LABOMAR e a UFC. É também ambicioso, e em nome da direção do LABOMAR e do meu próprio, quero manifestar a nossa disponibilidade para participar e apoiar os projetos do curso", afirmou.

RETORNO – O cientista ambiental Lucas Peixoto é um exemplo bem-sucedido dos egressos do curso, tendo colado grau com a turma do semestre 2018.1. Decidiu mudar de área após cinco anos de Engenharia Mecânica, fazendo novamente a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ingressando em Ciências Ambientais em 2015. Para ele, um dos destaques na formação é o caráter interdisciplinar do curso, por meio do contato com docentes de outras campos, como Direito, Geografia e Biologia. Atualmente, Lucas é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da UFC, e realiza pesquisa sobre modelagem de biodiversidade, com ênfase em espécies vegetais da caatinga.

"Desde o primeiro semestre, eu me senti realizado. Comecei a me envolver nas atividades de laboratório, na pesquisa e, durante um ano e meio, tive bolsa de monitoria no Programa de Iniciação à Docência (PID). As aulas de campo foram muito enriquecedoras, e isso é um dos diferenciais do Curso de Ciências Ambientais", revelou o estudante.

Imagem: O ex-reitor da UFC Jesualdo Pereira Farias ministrou a palestra "Superando desafios para a educação dos jovens" (Foto: Viktor Braga/UFC)PALESTRA – Na sequência do evento, o ex-reitor da UFC e docente do Centro de Tecnologia, Jesualdo Pereira Farias, ministrou a palestra "Superando desafios para a educação dos jovens". Em sua fala, Jesualdo trouxe dados sobre a realidade socioeconômica brasileira e o papel decisivo das universidades públicas no projeto nacional de desenvolvimento. "Com as políticas de expansão e a assistência estudantil, passou a fazer parte do cotidiano das universidades a superação das desigualdades sociais e regionais, e o eixo de promoção social se soma ao tripé de ensino, pesquisa e extensão. É muito importante ficarmos atentos e continuarmos vigilantes, sempre lutando por uma educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade", ponderou.

Encerrando a solenidade, o reitor da UFC, Henry Campos, reconheceu que, ao longo dos 10 anos, o Curso de Ciências Ambientais presta serviços relevantes à sociedade. "Foi uma decisão acertada da Universidade trazer os cursos de graduação para o LABOMAR. Admiro o entusiasmo, a fraternidade e o convívio amigável entre professores, alunos e servidores. Ressalto o protagonismo de vocês, estudantes, no compromisso e no dever de proteção ao meio ambiente. Portanto, vida longa ao Curso de Ciências Ambientais!", celebrou o reitor.

Imagem: Para o reitor da UFC, Henry Campos, "foi uma decisão acertada da Universidade trazer os cursos de graduação para o LABOMAR" (Foto: Viktor Braga/UFC)Participaram da mesa da solenidade a diretora do LABOMAR, Ozilea Menezes; a vice-diretora e coordenadora de programas acadêmicos daquele instituto e primeira coordenadora do Curso de Ciências Ambientais, Lidriana Pinheiro; o vice-coordenador do Curso de Ciências Ambientais, Marcelo Freire Moro; o diretor da Divisão de Indicadores de Graduação e Registros Estatísticos da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Rafael Bráz; e o técnico em assuntos educacionais Abraão Andrade, representando todos os servidores técnico-administrativos do LABOMAR.

A solenidade alusiva aos 10 anos do Curso de Ciências Ambientais da UFC integrou a programação da VI Semana de Ciências Ambientais (SECAMB), que este ano traz como tema "Justiça ambiental: retratos da impunidade". As atividades seguem até o dia 6 de abril, no LABOMAR (Av. da Abolição, 3207, Meireles). Mais informações estão disponíveis na página do curso no Facebook.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300