Pesquisadora Meiry Sakamoto realiza palestra no Pici sobre quadra chuvosa de 2019 no Ceará

Imagem: Meiry Sayuri Sakamoto é uma das mais importantes referências em meteorologia no País (Foto: divulgação/Governo do Estado)Será realizada na sexta-feira (5), às 10h, no auditório do Departamento de Engenharia Agrícola (DENA) da Universidade Federal do Ceará, a palestra "Previsão e acompanhamento da quadra chuvosa de 2019". Quem ministrará a atividade será a pesquisadora Meiry Sayuri Sakamoto, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME). O evento é gratuito e aberto ao público. O DENA se localiza no bloco 804 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Meiry Sayuri Sakamoto é uma das mais importantes referências em meteorologia no País, com doutorado na área pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é pesquisadora da FUNCEME, onde supervisiona o Núcleo de Meteorologia (NUMET).

Atua no campo de geociências, com ênfase em meteorologia, concentrando-se nos seguintes temas: meteorologia por satélites, meteorologia de mesoescala e modelagem numérica. Possui experiência em monitoramento hidroambiental e previsão de tempo e clima, principalmente no que se diz respeito ao Nordeste brasileiro.

A palestrante coordena o Programa de Pesquisa em Ciências Ambientais (PPCA), incluindo meteorologia e seus impactos nos setores de recursos hídricos, agricultura e energias, cuja finalidade é a produção de projetos de pesquisa ou de desenvolvimento tecnológico que permitam ampliar o conhecimento sobre o semiárido brasileiro. É ainda professora e orientadora do Mestrado Profissional em Climatologia e Aplicações nos Países da CPLP e África, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Fonte: Prof. Fernando Lopes, do Departamento de Engenharia Agrícola da UFC – fone: (85) 3366 9757