Integrantes da cadeia produtiva de asfalto visitam Centro de Tecnologia

Imagem: Durante a visita, houve a reunião inicial para formação de um conselho da cadeia produtiva de pavimentação do Ceará (Foto: Cid Barbosa)Integrantes da cadeia de produção e distribuição de asfalto visitaram, na última terça-feira (2), o Centro de Tecnologia em Asfalto Norte/Nordeste da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Na oportunidade, ocorreu uma primeira reunião com vistas à formação de um conselho que reunirá a cadeia produtiva do setor no Ceará.

O objetivo é aprimorar a qualidade da pavimentação produzida no Estado, de modo a aumentar os benefícios à sociedade, fornecendo conforto, qualidade e segurança nas rodovias. As reuniões, que devem começar em maio, serão mensais e itinerantes, ou seja, ocorrerão nas entidades participantes.

Compareceram representantes das distribuidoras de asfalto, do poder público (Departamento Estadual de Rodovias ‒ DER, Secretaria Municipal de Infraestrutura ‒ SEINF e Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte ‒ DNIT), da academia (UFC, Universidade de Fortaleza ‒ UNIFOR e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE), das empresas construtoras, de projetistas, do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Ceará e da Petrobras.

Inaugurado em dezembro de 2018, o Centro de Tecnologia em Asfalto Norte/Nordeste é voltado à pesquisa e inovação na área de pavimentação. As instalações foram construídas com investimentos da UFC, da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e da Petrobras (neste último caso, por meio das Redes Temáticas do Centro de Pesquisa da Petrobras ‒ CENPES).

Imagem: Homem em pé dá orientações a outros homens sentados“O laboratório supre a falta de instalações para caracterização de materiais de pavimentação, em particular do tipo avançado, no que se refere a propriedades de rigidez, resistência à fadiga e à deformação permanente”, explicou Jorge Soares, coordenador do equipamento e docente do Departamento de Engenharia de Transportes da UFC.

O Centro de Tecnologia em Asfalto é o primeiro em infraestrutura de transportes à frente de um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Materiais de Infraestrutura (INCT-INFRA) no Brasil. Isso o torna único no País na área de pavimentos e comprova sua importante inserção internacional, já que esse é um dos quesitos relevantes para a aprovação do INCT pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Com 19 parceiros nacionais, 4 internacionais e mais de 100 pesquisadores, a Rede Temática de Asfaltos foi implementada pela Petrobras em 2005, com os objetivos de incrementar a infraestrutura de pesquisa asfáltica no Brasil e desenvolver tecnologias e soluções para pavimentação. A empresa é a principal responsável pelo fornecimento no Brasil dos asfaltos básicos, conhecidos como cimento asfáltico de petróleo (CAP) e asfalto diluído de petróleo (ADP).

Com informações da Petrobras.

Fonte: Prof. Jorge Soares, coordenador do Centro de Tecnologia em Asfalto ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.