Reitor entrega honraria de distinção acadêmica a 74 recém-formados pela UFC

iMAGEM: Nilo Rivas e Thais Muniz cursaram Cinema e Audiovisual na UFC e foram agraciados com a distinção acadêmica Summa cum Laude (Foto: Viktor Braga/UFC)Geograficamente o encontro deles seria improvável, mas a paixão em comum pela sétima arte aproximou Thais Muniz, natural do Rio de Janeiro, e Nilo Rivas, de Lima, no Peru. Os dois ingressaram na mesma turma no Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará e logo se tornaram grandes amigos, realizando todos os trabalhos da graduação em parceria. Nessa quarta-feira (3), a amizade ganhou mais uma memória: ambos foram agraciados com a distinção acadêmica Summa cum Laude (na tradução do latim, Com a Maior das Honras).

Além dos dois amigos, mais 72 estudantes recém-formados pela UFC receberam a honraria. A solenidade aconteceu no auditório da Reitoria e contou com a presença de integrantes da comunidade acadêmica, além de familiares dos ex-alunos.

Na mesa solene estiveram o reitor da UFC, Henry Campos; o pró-reitor de Graduação, Claudio Marques; a pró-reitoria-adjunta de Graduação, Simone Borges; a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Sonia Oliveira – representando os demais diretores de unidades acadêmicas – e Roberta Carvalho, coordenadora do Curso de Ciências Contábeis noturno, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) – representado os coordenadores de curso da UFC.

Imagem: Setenta e quatro estudantes recém-formados pela UFC receberam a honraria (Foto: Viktor Braga/UFC)Na ocasião, o reitor parabenizou a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) pela iniciativa, por ele classificada como brilhante. "Certamente passa ser um marco na vida da nossa instituição", afirmou. Henry Campos destacou ainda a atenção da UFC à graduação e citou o resultado da Universidade no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), no qual dos 51 cursos avaliados, 34 tiveram conceito de excelência.

"Uma das mais importantes dimensões do nosso trabalho é, sem dúvida, a do ensino de graduação. É através dele que formamos profissionais competentes, aptos a resolver problemas complexos, mas que sejam, ao mesmo tempo, cidadãos comprometidos com a vida, com a dignidade humana, com o ideal da paz; pessoas que buscam aprimorar-se nos aspectos social, político, cultural, ético e humanístico", declarou.

"É algo muito importante para passar despercebido pela comunidade", disse o Prof. Claudio Marques ao enfatizar a importância dessa primeira edição da outorga das honrarias. "Até o ano passado existia o Magna cum Laude, que era uma distinção única. A gente não tinha nenhum protocolo de registro das distinções e elas podiam ser solicitadas a qualquer tempo, ou seja, a universidade acabava perdendo a oportunidade de juntar os alunos que se formaram para reconhecê-los", comentou.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

Imagem: Outra agraciada com o Summa cum Laude foi a hoje secretária-executiva Larissa Ingrid Forte (Foto: Viktor Braga/UFC)EXPERIÊNCIAS – Outra agraciada com o Summa cum Laude foi a hoje secretária-executiva Larissa Ingrid Forte. Ex-bolsista do cerimonial da UFC por dois anos, Larissa avalia as experiências vividas na Universidade como diferencial para a excelência em seu currículo. "Estou muito feliz. Não conquistei essa distinção acadêmica sozinha; ela teve por base não só o meu esforço individual, mas a ajuda dos meus professores, amigos, da minha família, do meu namorado. Foi uma jornada árdua, cansativa, mas que me rendeu bons frutos", afirmou.

PRÓXIMAS SOLENIDADES – No dia 16 de abril outros 49 ex-alunos receberão a distinção Magna cum Laude (Com Grandes Honras, na tradução), a ser entregue pelo pró-reitor de Graduação, Cláudio Marques.

A entrega da distinção Cum Laude (Com Honras) pelos diretores das unidades acadêmicas será agendada para o período entre 8 e 30 de abril e contemplará pelo menos 36 formados em 2018.2.

Imagem: Setenta e quatro estudantes recém-formados pela UFC receberam a honraria (Foto: Viktor Braga/UFC)Esta é a primeira vez que os estudantes contemplados com as distinções acadêmicas são homenageados em solenidades especiais. Até então, ao ser aprovada, a distinção passava apenas a constar no diploma do aluno.

COMO FUNCIONA – As distinções acadêmicas são requeridas pelos próprios estudantes à coordenação de curso, em prazo estabelecido pela Pró-Reitoria de Graduação. Uma série de critérios deve ser observada para a concessão da honraria, conforme estabelecido na Resolução nº 45/2018 do Conselho Universitário, e com base em critérios adicionais, facultados às coordenações de curso.

O período de requerimento da distinção acadêmica para os alunos formados em 2019.1 ainda será divulgado.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331