Observatório Ambiental convida para criação do plano de manejo da Matinha do Pici

Imagem: A Lei Municipal nº 10.463, de 31 de março de 2016, criou a Unidade de Conservação (UC) ARIE Matinha do Pici, no Campus do Pici (Foto: Ribamar Neto/UFC)O Observatório Ambiental do Pici (OAP) e a Comissão do Plano de Manejo da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) da Matinha do Pici, ambos da Universidade Federal do Ceará, convidam as comunidades universitária e do entorno do campus para integrar as reuniões de apreciação dos relatórios do diagnóstico da ARIE, que servirão como base para a criação do plano de manejo do local.

A próxima reunião será nesta quarta-feira (10), das 12h30min às 13h30min. Os encontros serão sempre às quartas-feiras e seguem até 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, na sala 1 do bloco 940, no Centro de Ciências, do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

"Nessa fase dos relatórios dos diagnósticos, o objetivo é nivelar o conhecimento de todos sobre a ARIE, dando base para uma participação mais plena durante a fase de elaboração do plano de manejo; precisaremos ouvir todos os atores relacionados com a ARIE para construir um bom plano. Então, agora os interessados assistem às apresentações e tiram dúvidas somente sobre o que foi apresentado", comenta Geovany Torres, diretor da Divisão de Educação Ambiental da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental, vinculada à Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC-INFRA).

Geovany explica, ainda, que pessoas de todas as idades podem integrar a construção do plano. "Para participar, a pessoa deve ter interesse em conhecer fatos relacionados à ARIE e também em colaborar para a criação de um manejo integrativo, dinâmico e sustentável dessa unidade de conservação. Do aluno da escola primária ao aposentado que pratica caminhada no Campus do Pici, todos serão bem-vindos", afirma.

MATINHA DO PICI – No dia 7 de abril de 2016, foi publicada, no Diário do Município, a Lei Municipal nº 10.463, de 31 de março de 2016, que criou a Unidade de Conservação (UC) ARIE Matinha do Pici, localizada no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, da Universidade Federal do Ceará.

A ARIE protege 47 hectares de mata nativa e conta com uma representativa biodiversidade. Segundo estudos técnicos, constitui um dos últimos refúgios da fauna original de Fortaleza.

Outras informações podem ser obtidas no perfil da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental da UFC no Instagram.

Fonte: Geovany Torres, diretor da Divisão de Educação Ambiental da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental – fone: (85) 3366 7896