Procurar no portal

II Parlas Indígenas será realizado na próxima sexta-feira (12), no Benfica

Imagem: O evento tem inscrições gratuitas e as atividades são abertas ao público (Foto: Divulgação)Será realizada na próxima sexta-feira (12), das 9h às 17h, a segunda edição do Parlas Indígenas. Com o tema História, Museologia e Espiritualidades Nativas, o evento étnico-acadêmico ocorrerá no Centro de Humanidades, nas áreas 1 (Av. da Universidade, 2683, Benfica) e 3 (Av da Universidade, 2995, Benfica). As inscrições são gratuitas e as atividades, abertas ao público.

Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário eletrônico. No fórum, docentes e discentes indígenas, ao lado de professores e alunos não-indígenas, debaterão assuntos relacionados às realidades socioculturais indígenas, envolvendo temas como história, museologia, identidades e culturas, rituais e canções, terra e luta política.

A programação tem início às 9h com a mesa-redonda "Cultura, patrimônio e lutas", que contará com os professores Kleber Saraiva, João Paulo Vieira, Iolanda Tabeba e a liderança indígena Weibe Tapeba. À tarde, a partir das 13h30min, será iniciada a mesa-redonda "Museologia, espiritualidade e direitos", com o professor Martinho Tota e as lideranças cacique Irê Jenipapo-Kanindé, Suzenalson Kanindé, cacique Renato Potiguara e pajé Barbosa Pitaguari. As duas atividades ocorrerão no Auditório Luiz de Gonzaga (área 3 do Centro de Humanidades). Às 16h30min, será realizada uma roda de toré no Bosque Moreira Campos (área 1 do Centro de Humanidades).

O evento é organizado pela coordenação das licenciaturas interculturais indígenas PITAKAJÁ e Kuaba com apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas Étnicas (GEPE) e do Departamento de Letras Vernáculas.

De acordo com a coordenação do evento, o II Parlas Indígenas faz com que a UFC aprofunde seu compromisso com a inclusão étnica e sociocultural. "Ademais, promove o incremento e amálgama de conhecimentos acadêmico-científicos e saberes tradicionais, inclusivos e pluriculturais, contribuindo com a visibilidade factual da presença e permanência histórica das culturas étnico-indígenas em nosso Estado", afirma o Prof. Kleber Saraiva, organizador do evento e coordenador das licenciaturas interculturais indígenas PITAKAJÁ e Kuaba.

Fonte: Prof. Kleber Saraiva, organizador do evento e coordenador das licenciaturas interculturais indígenas PITAKAJÁ e Kuaba – fone: (85) 3366 7582

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300