HUWC realiza ações sobre a importância do tratamento da doença de Parkinson

Imagem: Duas mãos idosasO Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, realizará, na sexta-feira (12), diversas ações em referência ao Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, lembrado em 11 de abril. A doença de Parkinson é a segunda enfermidade neurodegenerativa com maior prevalência no Brasil, atingindo 1% dos idosos com mais de 65 anos e cerca de 5% da população com mais de 85 anos.

Nos dois dias, profissionais do Serviço de Neurologia do HUWC e alunos do projeto de extensão Viver com Parkinson, vinculado ao Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina, darão orientações e distribuirão material educativo sobre a doença à comunidade hospitalar – colaboradores, alunos, professores e usuários do Sistema Público de Saúde (SUS) que estejam em atendimento nos ambulatórios do HUWC.

Os pacientes com Parkinson atendidos no hospital serão homenageados com música ao vivo (saxofone) e distribuição de brindes e lanches. No dia 8, as ações ocorrerão no Ambulatório de Neurologia, localizado no prédio conhecido como "Ilhas", ao lado da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), das 12h30min às 14h. Já no dia 12, o Ambulatório de Geriatria, ao lado da Emergência da MEAC, vai sediar as atividades, das 9h às 10h30min.

ATENDIMENTO NO HUWC – No HUWC, o Ambulatório de Transtornos do Movimento atende cerca de 340 pacientes portadores de Parkinson e disponibiliza parte do tratamento farmacológico. Só podem ser atendidos pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde.

O Projeto de Extensão Viver com Parkinson foi criado em 2019 e tem como objetivo oferecer à comunidade atendimento multidisciplinar em saúde para pacientes com Parkinson (leve a moderado) atendidos pelos serviços de Neurologia e Geriatria do HUWC. Além disso, o projeto busca propiciar a qualificação dos profissionais de saúde (da medicina, psicologia, fisioterapia, educação física, nutrição, enfermagem e farmácia) no tratamento e na reabilitação de pacientes com a doença.

Entre as ações previstas do projeto para este ano estão programa de exercícios físicos e encontros de educação em saúde, visando reduzir incapacidades funcionais, risco de quedas e mortalidade, além de melhorar a estabilidade postural e a qualidade de vida dos pacientes.

SERVIÇO:
08/04
Orientações e distribuição de material informativo sobre a doença à comunidade hospitalar, além de homenagem aos pacientes com DP
Local: Ambulatório de Neurologia do HUWC – Nas Ilhas, prédio ao lado da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand
Horário: das 12h30min às 14h

12/04
Local: Ambulatório de Geriatria do HUWC – ao lado da Emergência da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand
Horário: das 9h às 10h30min.

Fonte: Hospital Universitário Walter Cantídio – fone: (85) 3366 8183