Campus de Russas sedia reunião do Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe

Imagem: Desenho do Planeta Terra com árvores e construções de prédios e indústrias. À frente do desenho, uma faixa verde com o título: Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe Nesta quarta-feira (10), a partir das 8h, o Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe retoma suas atividades com a primeira reunião de 2019. Serão realizadas três palestras que servirão como troca de conhecimento entre as empresas, instituições de ensino e associações da sociedade civil que compõem o comitê. O evento ocorre no auditório do Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas (Rua Felipe Santiago, 411, Cidade Universitária).

A UFC integra o comitê através do Campus de Russas, juntamente com os campi Jaguaruana, Jaguaribe e Limoeiro do Norte do Instituto Federal do Ceará (IFCE); a Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FUNCEPE); e a Escola de Ensino Médio Joaquim Rodrigues de Lima, como instituições de ensino. Também fazem parte do comitê instituições governamentais e não governamentais, como prefeituras, câmaras municipais, instituições de pesquisa, ciência e tecnologia e indústrias da região do Vale do Jaguaribe. A liderança é da Cimento Apodi.

A primeira apresentação ficará por conta do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Vale do Jaguaribe, sediado em Limoeiro do Norte. Além do município sede, o consórcio atende a Alto Santo, Ererê, Iracema, Morada Nova, Palhano, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte. O modelo regionalizado tem como objetivo permitir aos municípios maximizar recursos humanos, financeiros e a infraestrutura existente em cada um deles, de modo a gerar economia de escala.

Em seguida, o Instituto de Meio Ambiente de Morada Nova irá apresentar o caso de implantação da coleta seletiva urbana no município. O programa teve início em junho de 2018 e vem obtendo bons resultados. Por fim, a Cimento Apodi apresenta o projeto 9k, iniciativa voltada para qualificação e fortalecimento do relacionamento com profissionais da construção civil, como pedreiros e outras categorias de trabalhadores.

Mais detalhes estão disponíveis no site do Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe. Com informações da AD2M Engenharia de Comunicação.

Fonte: Diretoria do Campus da UFC em Russas – fone: (88) 3411 6023