Perfil da UFC no Instagram é o 6º mais popular do Brasil e o 26º da América Latina

Imagem: O perfil da UFC no Instagram alcança, principalmente, pessoas com idade entre 18 e 34 anos (Foto: David Motta/UFC)O perfil oficial da Universidade Federal do Ceará no Instagram (@ufcinforma), gerenciado pela Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI) da UFC, é o 6º mais popular do Brasil e o 26º da América Latina, segundo o mais recente levantamento do uniRank Instagram University Rankings.

Fundado em 2005 e sediado em Sydney, na Austrália, o uniRank avalia a atuação em redes sociais de 13.600 universidades e faculdades, em mais de 200 países, considerando, dentre outros critérios, o número de seguidores dos perfis. De acordo com a instituição, no ranking mundial, o perfil oficial da UFC está entre os 200 mais populares, ocupando a 137ª posição.

O perfil @ufcinforma no Instagram foi criado em setembro de 2014 e conta com 47 mil seguidores (dado obtido em 8 de abril de 2019). Trata-se de uma das principais plataformas de comunicação da UFC, ampliando a audiência e o alcance de outras mídias da Universidade, como o Portal da UFC, e facilitando a interlocução entre a Instituição e a comunidade universitária.

Segundo dados fornecidos pelo Instagram, só na semana compreendida entre 25 de março e 31 de março de 2019, mais de 32,8 mil contas individuais foram alcançadas pelas publicações da UFC. O número total de vezes que as postagens foram vistas nesse período (impressões) foi 645,3 mil.

A maioria dos seguidores do perfil @ufcinforma tem idade entre 18 e 34 anos. A seção de "stories", ferramenta de interação em que as postagens permanecem no ar por 24 horas, podendo ser indexadas a links, é uma das que obtêm maior audiência, variando de 7 a 10 mil visualizações diárias, cada uma.

Imagem: O perfil oficial da UFC no Instagram foi criado em setembro de 2014 (Imagem: reprodução da Internet)O conteúdo publicado no perfil do Instagram inclui fotografias, vídeos e textos relacionados ao dia a dia da Instituição, como eventos, conquistas obtidas pela Universidade, informes voltados para estudantes e servidores, dentre outros. Há, ainda, conteúdo produzido exclusivamente para a plataforma, como a Agenda UFC, vídeo de um minuto feito pela UFCTV e publicado todas as segundas-feiras, com destaques da programação da semana na Universidade.

Além do Instagram, a CCSMI gerencia os perfis oficiais da UFC (@ufcinforma) no Twitter (123 mil seguidores) e no Facebook (75,4 mil seguidores), criados em 2009 e em 2012, respectivamente. Além disso, a UFC está presente no Flickr e no Youtube.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331