UFC e FIOCRUZ firmam parceria para pesquisas em saúde digital

Foto da reunião entre representantes da FIOCRUZ e da UFCO Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat), vinculado ao Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará, firmou parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), no último dia 29 de março, em reunião no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. No encontro, foram discutidos tópicos como saúde do idoso, longevidade, caderneta de saúde da pessoa idosa e o levantamento de aplicativos dedicados ao tema.

A reunião consolida a formação de um grupo de pesquisa interdisciplinar de saúde digital, baseado em tecnologias da informação e da comunicação. A parceria entre as instituições busca desenvolver o projeto Inteligência de Governança para Tomada de Decisão na Gestão de Sistemas de Saúde com Enfoque na Atenção Integral à Saúde do Idoso.

A iniciativa prevê o autocuidado e o suporte ao cuidador domiciliar, ao profissional e ao gestor de saúde, de forma interoperável com as bases de dados do Sistema Único de Saúde (SUS) para gerar indicadores que subsidiem a tomada de decisões relativas à saúde do idoso.

Mais informações sobre projetos e publicações científicas podem ser encontradas no site do GREat.

Fonte: Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas da UFC (GREat) – fone: (85) 3366 9797