Praça do Ferreira e Parque do Cocó recebem no fim de semana ações da UFC sobre depressão

Imagem: Logo do PROADERE com ilustração de uma cabeça humana de perfil com várias setas em círculo no local do cérebroO Programa de Apoio ao Deprimido Refratário (PROADERE), iniciativa de extensão da Universidade Federal do Ceará com atuação no Serviço de Saúde Mental do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), realiza neste sábado (13), às 9h, na praça do Ferreira, ação da campanha Abril Blue, que visa levar à população informações sobre cuidados com a saúde mental. Na ocasião serão distribuídos lacinhos de cor azul, símbolo da campanha, e materiais informativos sobre as principais causas e sinais indicativos da depressão.

No domingo (14), a ação será realizada no mesmo horário, no Parque do Cocó. A iniciativa é gratuita e aberta à comunidade. Prevista para ocorrer ao longo de todo o mês de abril, a campanha Abril Blue contará ainda com palestras para profissionais e agentes comunitários de saúde, rodas de conversas em instituições de ensino e um minicurso sobre o tema. A programação completa do Abril Blue está disponível nas páginas do PROADERE no Instagram e Facebook.

PROADERE – Criado em 2016, o PROADERE atua no estudo e tratamento da depressão refratária (resistente ao tratamento). É composto por 3 psiquiatras, 1 psicóloga e 13 graduandos em Psicologia. Conta ainda com o apoio da equipe de Residência Multidisciplinar do Hospital Universitário Walter Cantídio. A coordenação é do Prof. Fábio Gomes de Matos e Souza.

Neste ano o programa completa três anos de atividades, sendo o primeiro projeto gratuito de Fortaleza a realizar assistência exclusiva a pacientes com esse perfil.

SAIBA MAIS – A depressão se caracteriza principalmente por uma perda de interesse em atividades antes prazerosas e por humor rebaixado (sentir-se triste, vazio, sem esperança ou com choro fácil) na maior parte do dia. Esses sintomas impactam diretamente a capacidade de realizar as tarefas cotidianas, podendo também prejudicar as relações sociais. A doença pode ser facilmente confundida com tristeza, mas persiste por muito mais tempo e tem um grande potencial para causar grandes prejuízos na vida de quem sofre com ela.

Estima-se que a depressão hoje afete cerca de 350 milhões de pessoas no mundo todo, figurando como uma das principais causas de afastamento do trabalho.

Fonte: Emanuela Araújo, psicóloga do PROADERE – fones: (85) 98973 3371 e 98894 0085