Sede do Instituto Confúcio é oficialmente inaugurada na UFC; confira fotos e vídeo

Imagem: Momento da inauguração oficial do Instituto, com gestores da UFC e comitiva chinesa (Foto: Viktor Braga/UFC)Os caminhos da antiga Rota da Seda, que interligou por séculos o comércio entre Oriente e Ocidente, encontraram as terras alencarinas, e assim novas pontes agora conectam o Brasil à China a partir desta esquina do Atlântico. A sede do Instituto Confúcio da Universidade Federal do Ceará foi inaugurada oficialmente na tarde dessa quarta-feira (10), sendo a 10ª a ser instalada em instituições de ensino superior brasileiras.

O Instituto Confúcio, órgão vinculado ao Ministério da Educação da China, dedica-se à internacionalização da língua e da cultura chinesas, bem como a acordos de cooperação científica e tecnológica com universidades estrangeiras. O parceiro de além-mar da UFC nessa empreitada é a Universidade de Nankai, ora integradas ao conjunto de 480 unidades do instituto espalhadas pelo mundo.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

Imagem: Camerata de Cordas da UFC – Fortaleza, sob coordenação das professoras Liu Man Ying e Dora Queiroz, do Curso de Música (Foto: Viktor Braga/UFC)O auditório da Seara da Ciência, no Campus do Pici, acolheu a solenidade, que foi prestigiada por uma delegação chinesa de autoridades diplomáticas e acadêmicas, teve participação de membros da administração superior da UFC, além de ampla adesão da comunidade universitária.

Leia mais: Instituto facilitará parcerias entre Ceará e China; veja entrevistas

Na abertura do evento, a Camerata de Cordas da UFC – Fortaleza, sob coordenação das professoras Liu Man Ying e Dora Queiroz, do Curso de Música, executou repertório misto de obras brasileiras e peças do cancioneiro chinês. Os discursos da cerimônia foram proferidos em português e em mandarim, com o apoio de tradução simultânea.

Imagem: Diretora do Instituto Confúcio da UFC, Mônica Amorim, e o reitor da UFC, Henry Campos (Foto: Viktor Braga/UFC)Para a diretora do Instituto Confúcio da UFC, Mônica Amorim, além da difusão da língua e da cultura chinesas, a vinda do instituto ao Ceará possibilita oportunidades de geração de negócios. Até o ano passado, a formação em língua chinesa beneficiou 165 estudantes, entre pessoas da comunidade interna e da sociedade em geral. A partir de julho, será divulgada no site do instituto a abertura de inscrições de novas turmas do Curso de Mandarim.

"Estamos identificando grupos de pesquisa que já existem na UFC e mantêm correspondência com a Universidade de Nankai, de forma que os grupos possam se ajudar mutuamente e discutir projetos em conjunto. Nosso papel é facilitar e criar condições para que essa cooperação se estabeleça, em parcerias com empresários chineses e órgãos governamentais", explicou Mônica Amorim.

Imagem: A diretoria do Instituto foi presenteada com a réplica de uma pintura do acervo do Museu Nacional da China (Foto: Viktor Braga/UFC)DIPLOMACIA – A cônsul-geral da China em Recife, Yan Yuqing, parabenizou alunos e professores do Instituto Confúcio pela inauguração e estendeu os agradecimentos ao Governo do Ceará e à Prefeitura de Fortaleza pelo apoio. "Vivemos em uma era de multiculturalismo entrelaçado à coexistência de múltiplas civilizações. Somente juntando as mãos, as pessoas de todos os países podem construir um mundo harmonioso, de paz e prosperidade comum. É nesse contexto que nasceu o Instituto", refletiu a cônsul, presenteando a diretoria do instituto com a réplica de uma pintura do acervo do Museu Nacional da China.

Imagem: O público prestigiou a inauguração do Instituto, localizado em área anexa à Seara da Ciência (Foto: Viktor Braga/UFC)INTEGRAÇÃO – O vice-presidente da Universidade de Nankai, Li Jing, revelou sentir "júbilo e orgulho" pela consolidação da parceria com a UFC, por meio do Instituto Confúcio. O ano de 2019 marca o centenário de fundação da referida universidade, uma das principais instituições públicas chinesas, coincidindo também com 45 anos da assinatura do acordo diplomático entre Brasil e China e a consequente fixação de embaixadas em Brasília e Pequim.

No último ano, segundo o dirigente, o comércio bilateral ultrapassou a cifra de 100 bilhões de dólares, o que coloca os dois países como parceiros estratégicos do ponto de vista global. "Como as relações sino-brasileiras continuam avançando para um novo patamar, o estabelecimento do Instituto Confúcio na UFC abriu mais uma janela para promover intercâmbio amistoso entre os dois povos", destacou Li Jing.

O reitor da UFC, Henry Campos, festejou a conquista nas possibilidades de mobilidade acadêmica e de inovação em inúmeras áreas que o instituto, como "monumento ao saber", traz para alunos, pesquisadores e professores.

“O Instituto Confúcio vem divulgar o idioma mais falado no planeta e também falar de uma cultura cujas origens remontam há mais de cinco mil anos. Mas vem, igualmente, fomentar a cooperação econômica e tecnológica, conectando instituições chinesas com seus pares no Ceará. Essa é uma data histórica que significa crescimento para a nossa Universidade, para as nossas relações e parcerias, por isso gostaria de agradecer em especial aos nossos parceiros chineses”, avaliou o reitor, que, ao fim do discurso, ainda arriscou dizer à plateia "xie xie" (obrigado, em mandarim).

Confira vídeo da UFCTV sobre o projeto arquitetônico do Instituto Confúcio da UFC:

PRESENÇAS – Participaram da mesa solene da inauguração do Instituto Confúcio o ex-reitor da UFC Jesualdo Pereira Farias; o secretário de Relações Internacionais do Governo do Estado do Ceará, César Ribeiro; o conselheiro cultural da Embaixada da China no Brasil, Shu Jianping; o pró-reitor de Relações Internacionais da UFC, José Soares de Andrade Júnior; e a vice-diretora do Instituto Confúcio da UFC, Chen Yu.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331