Instituto facilitará parcerias entre Ceará e China; veja entrevistas

Imagem: Gestores da UFC e comitiva chinesa discutiram parcerias (Foto: Viktor Braga/UFC)A promoção da língua e da cultura chinesas é a principal ação do Instituto Confúcio ao redor do mundo. Contudo, a sede do instituto na UFC, inaugurada nessa quarta-feira (10), terá ainda algumas particularidades em sua atuação local: ela deverá incentivar e facilitar as relações comerciais entre o Ceará e o empresariado do país asiático. Além disso, fomentará novas parcerias de pesquisa entre a UFC e a Universidade de Nankai, fortalecendo o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado.

"Empresas privadas e entidades governamentais encontrarão aqui as informações e os meios que irão facilitar seus contatos com parceiros chineses. Nessa atmosfera iluminada, tudo apontará na direção do entendimento e da concretização de projetos", defendeu o reitor Henry Campos na solenidade de inauguração do instituto.

A expectativa do conselheiro cultural da Embaixada da China, Shu Jianping, é que o instituto fortaleça o intercâmbio acadêmico e econômico entre Ceará e China. Confira entrevista com o conselheiro:

O secretário de Relações Internacionais do Governo do Estado do Ceará, César Ribeiro, também presente na cerimônia, ressaltou a importância da criação do instituto no momento em que o governo tem intensificado sua parceria com a China, inclusive realizando diversas visitas de prospecção ao país. "O instituto veio em uma grande oportunidade para o Ceará, para o Governo, nessa aproximação e nesse contato frequente que o Estado está tendo com a China. Hoje, não se pode falar em transferência de tecnologia e de conhecimento, oportunidades de investimento internacionais, sem olhar para a China", destacou Ribeiro.

Confira a íntegra da entrevista com César Ribeiro:

De acordo com a diretora do Instituto Confúcio da UFC, Mônica Amorim, o plano já para 2019 é formar parcerias entre centros de pesquisa da UFC com seus equivalentes da Universidade de Nankai.

Veja o que disse a diretora:

PESQUISA E INTERCÂMBIOS – Mônica Amorim adianta que o instituto já está iniciando um trabalho de identificação de grupos de pesquisa na UFC que tenham correspondência na Universidade de Nankai, "de forma que os dois grupos possam mutuamente se ajudar, para discutir com ambos a possibilidade de um projeto em conjunto".

A diretora informa que é intenção do instituto promover intercâmbios tanto de estudantes como de docentes. "A gente quer começar enviando dois ou três alunos ou professores por ano para Nankai, e com o tempo aumentar esse número. Também queremos receber estudantes e professores de lá. Sempre num tratamento de reciprocidade", adianta.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331