No Mês da Dança, Projeto Improvisa da UFC realiza encontro em Itapipoca

Imagem: Projeto Improvisa é vinculado aos Cursos de Dança da Universidade Federal do Ceará (Imagem: Divulgação)Neste fim de semana, o Projeto Improvisa, vinculado aos Cursos de Dança da Universidade Federal do Ceará, aportará na cidade de Itapipoca, distante 130 quilômetros de Fortaleza, para a realização de encontro com a Cia. Balé Baião. A ação integra a iniciativa Improvisa em Rede e ocorrerá nos dias 13 e 14 de abril no Galpão da Cena (Rua Raimundo Lopes Souza, 331, Violete), com o propósito de gerar diálogos sobre o tema improvisação em dança.

O encontro abre as comemorações do Mês da Dança junto ao aniversário Cia. Balé Baião, que, em 2019, completa 25 anos de atuação no interior do Estado. A programação é gratuita e voltada a artistas e estudantes de dança.

A atividade começa às 14h do sábado (13), com o "Contato-baião", vivência de improvisação em dança ministrada pela Cia. Balé Baião. Em seguida, às 17h30min, ocorrerá uma conversa sobre improvisação no contexto da Cia. Balé Baião.

No domingo (14), a programação retorna às 8h30min, com a oficina "Composição em tempo real", ministrada pelo Projeto Improvisa. O encerramento do encontro será às 11h, com uma roda de improvisação aberta ao público e a participação do grupo musical Tambores Afro Baião.

CONEXÃO – As atividades realizadas em Itapipoca fazem parte de uma plataforma que busca produzir elos entre improvisadores da dança cearense. Apoiada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a plataforma, denominada Improvisa em Rede, passou no mês de março pela cidade de Sobral e percorrerá ainda os municípios de Itapipoca, Trairi e Fortaleza, onde deve realizar ações formativas e informativas no âmbito da improvisação em dança.

"Nos encontros serão realizadas conversas, entrevistas e oficinas, oferecidas tanto pelo Projeto Improvisa quanto por cada grupo ou artista anfitrião, no melhor estilo ‘mostra o teu que eu mostro o meu’. Dessa forma, o projeto visa eliminar qualquer colonialismo ou determinismo sobre as maneiras de fazer e compreender a improvisação em dança para então elaborar um inventário de aspectos e procedimentos trabalhados na improvisação cearense, entre práticas e teorias desenvolvidas em terras alencarinas", explica João Paulo Barros, que, junto com Clarissa Costa e Izabel Sousa, compõe a equipe de ação e pesquisa da proposta.

O projeto prevê ainda a criação de site na Internet, no qual será divulgado o conteúdo gerado durante as ações, disponibilizando imagens, vídeos e textos com acesso gratuito aos investigadores da dança interessados no tema improvisação. Atualmente o site está em em fase de construção.

Fontes: João Paulo Barros, integrante do Projeto Improvisa – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Setor de Produção Cultural do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC – fone: (85) 3366 9222