Conselho Consultivo do Instituto Confúcio realiza primeira reunião na Reitoria

Imagem: Primeira reunião do Conselho Consultivo do Instituto Confúcio da UFC ocorreu na sala de reuniões da Reitoria (Foto: Ribamar Neto/UFC)O Instituto Confúcio da Universidade Federal do Ceará reservará parte de suas vagas do curso de mandarim a profissionais do Governo do Estado e do setor produtivo cearense. A iniciativa foi discutida nesta quinta-feira (11), na Reitoria, durante a primeira reunião do Conselho Consultivo do instituto, na qual também foram tratadas a oferta de bolsas a alunos da UFC e a participação em eventos na Universidade de Nankai, na China. A entidade, criada em parceria entre as duas universidades, teve sua sede inaugurada nessa quarta-feira (10), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Segundo o reitor Henry Campos, deverão ser formalizadas parcerias com o Governo do Estado, com a Federação da Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e a Associação de Jovens Empresários (AJE-Ceará) para a reserva de vagas a profissionais interessados desses grupos. "Isso pode facilitar oportunidades de visitas a companhias chinesas e acesso a negócios, pode construir uma ponte entre os dois países nessa visão comercial", defende o reitor, que é presidente do Conselho Consultivo.

Ainda conforme o reitor, ficou definida a oferta pelo Instituto de duas bolsas a cada semestre para alunos da UFC estudarem, por seis meses, na Universidade de Nankai. As condições serão ainda divulgadas, assim como a participação de alunos no Summer Camp, em Nankai, para o qual o Instituto poderá enviar de 12 a 20 estudantes.

Na reunião do Conselho, também foi feito um balanço das ações realizadas pelo Instituto desde o ano passado, realizada a prestação de contas e estabelecidas as necessidades de apoio financeiro para este ano.

Veja imagens da reunião do Conselho e da recepção à delegação chinesa no Flickr da UFC

Imagem: Após a reunião, os integrantes chineses do Conselho visitaram o Museu de Arte da UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)Fazem parte do Conselho Consultivo a diretora do Instituto Confúcio da UFC, Mônica Amorim; o pró-reitor de Relações Internacionais, José Soares; a diretora da Divisão de Cultura Estrangeira da Coordenadoria de Internacionalização Linguística da mesma Pró-Reitoria, Maria Inês Cardoso, e o coordenador do Comitê de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Graduação, Rodrigo Porto. Entre os integrantes chineses, estão a vice-diretora do Instituto, Chen Yu; o vice-reitor da Universidade de Nankai, Li Jing, e o diretor-adjunto do Escritório de Intercâmbios Acadêmicos Internacionais da Universidade de Nankai, Zhang Ning.

VISITA – Após a reunião, os integrantes chineses do Conselho visitaram instalações da Reitoria e do Museu de Arte da UFC (MAUC). Eles foram acompanhados pelas professoras Chen Yu e Maria Inês Cardoso. No MAUC, o grupo foi recepcionado pela diretora daquele equipamento cultural, Graciele Siqueira. Em seguida, integrantes da comitiva chinesa e da administração superior da UFC participaram de um almoço na Reitoria.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331