Pesquisadores da UFC publicam artigo sobre látex vegetal em periódico internacional

ft 190412 pesquisa latexEstá disponível para acesso, desde o último dia 9, no periódico Trends in Plants Sciences segundo mais importante em pesquisas com plantas em todo o mundo – o artigo "Laticifers, Latex and Their Role in Plant Defense" (Laticíferas, látex e seu papel na defesa das plantas). O trabalho é uma produção do grupo de pesquisa Biotecnologia Molecular de Látex Vegetal da UFC e traz uma revisão conceitual sobre as plantas laticíferas (produtoras de látex) e seu sistema de defesa vegetal contra agressores e invasores.

Assinam o texto do artigo os professores Márcio Viana Ramos e Cléverson Diniz Teixeira de Freitas, do grupo de pesquisa Biotecnologia Molecular de Látex Vegetal da UFC, e os pesquisadores Diego Demarco, do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), e Isabel Cristina da Costa Souza, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC.

O Prof. Márcio Ramos, líder do grupo de pesquisa Biotecnologia Molecular de Látex Vegetal, comenta que o texto do artigo sugere que as plantas produtoras de látex liberam neste líquido uma variedade de moléculas capazes de defendê-las do ataque de insetos, fungos, vírus e outros organismos. "O conhecimento dessas moléculas e como elas atuam de forma integrada na defesa das plantas é um subsídio para estudos de proteção de plantas que são cultivadas em agricultura e que sofrem com o ataque desses agentes agressores (insetos, nematóides) e patogênicos (fungos, vírus, bactérias)", destaca.

O estudo publicado contou com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para conferir o texto completo do artigo, basta acessar o site do periódico Trends in Plants Sciences.

SAIBA MAIS – O periódico Trends in Plants Sciences é mensal e tem fator de impacto igual a 12,1. Publica, exclusivamente, artigos de revisão que propõem novas percepções sobre o entendimento das plantas e suas correlações na natureza.

Já o grupo de pesquisa Biotecnologia Molecular de Látex Vegetal da UFC tem estudado aspectos biológicos, funcionais e prospecções biotecnológicas de moléculas presentes em látex, fluido popularmente conhecido como "leite das plantas".

Fonte: Prof. Márcio Ramos, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC – fone: (85) 3366 9403 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.