MAUC lança catálogo da mostra "À flor da pele – a pintura visionária de Stênio Burgos"

Imagem: No lançamento do catálogo "À flor da pele - a pintura visionária de Stênio Burgos", o artista está ladeado pela diretora do MAUC, Graciele Siqueira, e pelo reitor Henry Campos (Foto: Ribamar Neto/UFC)Vida e obra do artista plástico Stênio Burgos foram celebradas na noite dessa quinta-feira (11), no Museu de Arte da UFC (MAUC), com o lançamento do catálogo À flor da pele – a pintura visionária de Stênio Burgos. Em 38 páginas, a publicação retrata a exposição homônima atualmente em cartaz no MAUC, essa uma coletânea da produção iconográfica do artista nos últimos 20 anos.

Além das 90 obras disponíveis ao público na mostra, o catálogo traz textos condutores ao leitor-visitante para a apreciação de reproduções das obras expostas. Assinam textos o curador da exposição, Prof. Gilmar de Carvalho, com "A pintura visionária de Burgos"; o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, e a diretora do MAUC, Graciele Siqueira, com "Stênio Burgos no Museu de Arte da UFC"; e a equipe de acessibilidade do MAUC, Carlizeth Campos, Helem Correa e Saulo Rocha, com "Ações educativas e acessibilidade à parte: construindo um MAUC mais inclusivo e plural".

O catálogo apresenta ainda depoimentos de personalidades da cultura sobre o trabalho de Burgos, como os pesquisadores Elba Braga Ramalho e Ismael Pordeus Jr.; o artista plástico Roberto Galvão, e o atual secretário de Cultura do Estado, Fabiano dos Santos Piúba.Imagem: Para o curador da mostra, Gilmar de Carvalho, o lançamento do catálogo celebra uma  nova etapa na carreira do consagrado artista (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Um total de 1.000 exemplares estarão disponíveis no museu para distribuição gratuita aos visitantes da mostra, que devido ao sucesso foi prorrogada até o dia 24 de maio. "A exposição tem sido muito bem visitada, o que tem me deixado muito contente. Comecei 2019 tão à flor da pele, mas hoje estou aqui completando os meus 65 anos", compartilhou o artista plástico, que celebrou duplamente: o lançamento do catálogo aconteceu no dia do seu aniversário.

"O aniversariante nos dá um presente e agora temos a exposição conosco para sempre com o catálogo", disse o reitor Henry Campos na solenidade de lançamento da publicação. Desejando vida longa e muitas outras mostras de Burgos no MAUC, o reitor classificou a exposição como "de uma beleza indescritível".

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

A intensidade artística de Burgos também foi uma qualidade das telas enfatizada, na ocasião, pela diretora do MAUC. "É uma alegria para nós contar com o Stênio e essa vibração, todo esse universo de formas, cores e expressão", afirmou Graciele Siqueira.
Imagem: Uma das obras da exposição é intitulada "Dom Quixote" (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Além da celebração, a noite foi de homenagem ao ex-diretor do MAUC, Pedro Eymar Costa. Após agradecer o tributo, Pedro Eymar comentou sua relação de amizade com Burgos, que remonta à época que em cursaram juntos Arquitetura e Urbanismo na UFC. Para ele, a obra do artista plástico, de forma indissociável, conecta criador e criatura. "O mais interessante é que essa produção é o Stênio, o que está impresso nele é essa energia incrível. É um trabalho extremamente rico, que traz de volta pra gente o que na Filosofia da Arte se costuma colocar entre a forma germinal e a forma possível", avaliou.

Para o curador da exposição, Gilmar de Carvalho, o lançamento do catálogo celebra uma nova etapa na carreira do consagrado artista. "Mallarmé [Stéphane Mallarmé, poeta francês] disse que tudo existe para acabar em livro, mas na vida dos artistas plásticos, artistas visuais, não existe para acabar em livro, mas para acabar em catálogo. É um documento do que foi a exposição, nunca será a exposição pois a exposição sempre será mais fascinante, mas o catálogo lançado agora tenta reproduzir o espírito dela. É mais um degrau na trajetória do Stênio", declarou.

SOBRE A MOSTRA – À flor da pele – pintura visionária de Burgos é a terceira exposição do artista no MAUC e segue em cartaz até 24 de maio. O MAUC fica situado na Av. da Universidade, 2854, no Benfica. O público poderá visitar o museu de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A entrada é gratuita. Visitas de escolas, projetos sociais e outros grupos podem ser agendadas pelo telefone (85) 3366 7481 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..Imagem: Stênio Burgos é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFC e estudou desenho e pintura no Estudi Chelsea, em Barcelona (Espanha) (Foto: Ribamar Neto)

SOBRE O ARTISTA – José Stênio Burgos de Macedo nasceu em 1954, no município de Crateús. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela UFC em 1978. Nos anos 1980, estudou desenho e pintura no Estudi Chelsea, em Barcelona (Espanha), onde participou de uma mostra coletiva de pintura na sala Santi Jordi.

A primeira exposição de Stênio Burgos no MAUC ocorreu em 2005, quando dividiu espaço com o pintor polonês Maciej Babinski na mostra Epifanias – Babinski/Burgos. Em 2009, retornou ao museu da UFC com a exposição Pinturas, que reuniu obras dos 10 anos de trabalho do artista.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331