Trancamento parcial de disciplinas semestrais vai até quarta-feira (17)

ft 150617 progradTem início nesta segunda (15) e vai até quarta-feira (17) o período para solicitação de trancamento parcial de matrícula em disciplinas semestrais do período 2019.1. A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará informa aos alunos interessados que os pedidos devem ser encaminhados à coordenação de seus respectivos cursos.

O trancamento parcial de matrícula consiste no cancelamento de matrícula em uma ou mais disciplinas específicas do atual semestre letivo sem justificativa formal. É um direito assegurado a todos os estudantes da UFC, mas exige permanência mínima de créditos no curso, de acordo com cada projeto pedagógico. Além disso, acarreta impacto negativo no Índice de Rendimento Acadêmico (IRA).

Aqueles que tiverem interesse em trancar disciplinas anuais devem encaminhar solicitação à coordenação do curso nos dias 26 e 27 de junho. A classificação das disciplinas entre anuais e semestrais diz respeito ao tempo de duração delas e pode ser consultada pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

TRANCAMENTO TOTAL – É o processo que cancela a matrícula em quaisquer disciplinas feitas no atual semestre letivo, independentemente da disciplina ser semestral ou anual. Direito oferecido aos alunos que se enquadram em pelo menos uma das seguintes situações: doença atestada pelo Serviço Médico da UFC, mudança de domicílio, exercício de atividade laboral ou obrigação de ordem militar. A Portaria nº 47/2018 informa os documentos comprobatórios aceitos para cada situação e como proceder em cada uma delas.

De acordo com o artigo 101º do Regimento Geral da UFC, o estudante que necessite solicitar o trancamento total do semestre deve dar entrada no pedido em no máximo 15 dias após o início do fator de afastamento. Somente serão aceitos para avaliação os pedidos de trancamento enviados até o dia 27 de julho.

A PROGRAD ressalta que o período máximo que o estudante pode permanecer sem matrícula em disciplinas é de quatro semestres, consecutivos ou não, seja por trancamento total, matrícula institucional ou abandono temporário. Ao exceder o limite, o vínculo institucional com a UFC é cancelado.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação – fone: (85) 3366 9528