Projetos de tecnologias assistivas são apresentados em seminário

Reitor fala diante da plateia no auditórioUma série de projetos multidisciplinares foi apresentada durante o I Seminário de Integração de Tecnologias Assistivas da Universidade Federal do Ceará, ocorrido na sexta-feira (12), na Faculdade de Educação. Após esse contato inicial, o grupo de trabalho dedicado ao tema promoverá outros encontros a fim de estabelecer parcerias entre os diferentes projetos, propor ações conjuntas para fortalecer o tema na Universidade e participar de editais de órgãos de fomento.

Ao abrir o evento, o reitor Henry Campos reforçou que a temática de tecnologias assistivas é extremamente importante e está em plena consonância com os anseios da UFC para os próximos anos. Ele citou o destaque obtido pela UFC no ranking THE (Times Higher Education) de desenvolvimento sustentável e disse que, cada vez mais, será preciso desenvolver iniciativas que vão ao encontro das necessidades reais da sociedade, sobretudo de grupos menos favorecidos.

"Precisamos de todo o nosso potencial em favor dessa causa, que ajudaria a diminuir a fila daqueles que têm necessidades especiais", pontuou o reitor, em relação à demanda por próteses. Ele salientou que o próximo passo será formalizar o grupo de trabalho e estabelecer diretrizes e estratégias de ação.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Foram apresentados 14 projetos, oriundos de diversas unidades acadêmicas, como Centro de Tecnologia, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), Faculdade de Educação (FACED), Instituto de Cultura e Arte (ICA), além de equipamentos como o Museu de Arte da UFC (MAUC) e o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP).

O coordenador do Grupo de Trabalho de Tecnologias Assistivas, Prof. Roberto Vieira, lembrou que a ideia de institucionalizar e aprofundar o tema na UFC surgiu após começarem a aparecer demandas internas do tipo na Universidade, o que motivou os pesquisadores a se debruçar sobre necessidades reais. Em breve, segundo ele, será criada uma plataforma digital que reunirá as informações do trabalho realizado pelo grupo.

O técnico em assuntos educacionais Davi Cândido, da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, citou o fato de que, com a criação das cotas para pessoas com deficiência, a demanda por tecnologias assistivas na Instituição tende a ser crescente nos próximos anos. "Temos uma força de trabalho muito interessante e podemos ajudar esse público", projetou.

SAIBA MAIS – A Portaria nº 142/2006, da Presidência da República, define tecnologia assistiva como "uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social".

Fonte: Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui – fones: (85) 3366 7908 e 3366 7660