Sitiá Brasil, de Quixadá, vence como melhor startup do Estado; Sobral recebe menção honrosa

Equipe da Sitiá Brasil, acompanhada pelo titular da SECITECE, Inácio Arruda, e do coordenador do CEMP da UFC, Abraão Saraiva Júnior (Foto: divulgação)A Sitiá Brasil, startup formada por estudantes do Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá, foi a grande vencedora do 1º Demoday Corredores Digitais & CriarCE, evento ocorrido no último sábado (13), no Porto Dragão, em Fortaleza. A startup emprega inteligência e tecnologia para gerenciar a criação de camarões de forma remota.

Como premiação, a equipe da Sitiá participará, em agosto, do evento Startup Summit, em Florianópolis, iniciativa do SEBRAE que tem como objetivo reunir em Santa Catarina todo o ecossistema de tecnologia do Brasil. A startup é formada pelos estudantes Matheus Fernandes, Lucas Cruz e Mateus Lima, pelo docente Paulo Armando Cavalcante e pela administradora Roberta Dutra.

O 1º Demoday Corredores Digitais & CriarCE reuniu 12 startups finalistas de duas iniciativas promovidas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (SECITECE) para aceleração e fomento a novos negócios: o programa Corredores Digitais e o projeto CriarCE.

Pelo Corredores Digitais, concorreram as seguintes equipes: Sitiá Brasil, Pop Points, User Contas, Kurato, Remodelar e Logistic Games, sendo as duas primeiras formadas por alunos do Campus de Quixadá. Ambas são incubadas no Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE) daquele campus, onde participam de uma série de formações e mentorias (a edição de agosto de 2018 do Jornal da UFC apresenta o trabalho do Núcleo. Confira a versão on-line.

Pelo CriarCE, foram selecionadas para o evento do último sábado as startups Growtech, SmartHealth, Expeduca, Educaland, Hydros e Hemogame, sendo as duas primeiras compostas por estudantes do Campus de Sobral.

Além do prêmio de melhor startup do Ceará, conquistado pela Sitiá Brasil, a UFC também se destacou com menção honrosa para a SmartHealth, que aplica tecnologia a serviço da saúde de idosos a partir do monitoramento a distância e tratamento dos dados por métodos inteligentes. A equipe é formada por Diego Martins (UFC), Alan Ferreira Martins (UFC), Robson Mateus Araújo e Matheus Paixão.Equipe da Smart Health recebe menção honrosa na competição (Foto: divulgação)

Na etapa final do 1º Demoday Corredores Digitais & CriarCE, os jovens empreendedores tiveram a oportunidade de apresentar suas soluções inovadoras a uma banca de investidores de peso e, assim, dar continuidade ao processo de maturação e lançamento no mercado dos produtos de suas startups. A organização do evento teve apoio dos bolsistas do Centro de Empreendedorismo da UFC (CEMP).

Até a etapa final do 1º Demoday Corredores Digitais & CriarCE, um longo caminho foi percorrido pelas equipes. Ao longo das várias etapas da competição, outras equipes de campus da UFC no Interior (Sobral, Quixadá e Crateús) participaram. O coordenador do Centro de Empreendedorismo da UFC, Prof. Abraão Saraiva, comenta o desempenho das startups da UFC no Demoday. "Uma satisfação ouvir dos jurados – investidores e empresários de dentro e de fora do Ceará – que as nossas startups estão num nível acima da média do País. Ainda temos muito o que melhorar, mas estamos trilhando o caminho certo. Vamos em frente, com academia, empresas e poder público unidos em prol do fortalecimento do ecossistema empreendedor cearense".

Fontes: Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE) do Campus de Quixadá – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Centro de Empreendedorismo da UFC (CEMP) – fone: 85 3366 9392