Coral do ICA estreia "Fé", espetáculo cênico-musical sobre diversidade de crenças

Imagem: fotos de integrantes do Coral ICA vestindo roupas claras, alguns sentados no chão, outros de péO Coral do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará apresenta a temporada de estreia do espetáculo cênico-musical durante o mês de maio. O espetáculo estará em cartaz às sextas-feira (3, 10, 17 e 24), às 19h, e aos sábados (4, 11, 18 e 25), às 18h, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Av. da Universidade, 2210, Benfica). O encerramento da temporada acontece no dia 30 de maio, às 20h, no palco principal do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro).

surge com a intenção de abordar a humanidade da crença, entendendo-a não apenas como ligação a um plano espiritual e místico, mas também como encontro, empatia, conexão com o outro e o todo. O espetáculo propõe entender o que existe de comum nas mais variadas crenças, levando o público a refletir sobre o individualismo e a intolerância presentes na sociedade.

O repertório traz uma mistura de canções que perpassam religiões tradicionais existentes no Brasil desde o catolicismo, passando pelas matrizes africanas e indígenas, a músicas que abordam a religiosidade por um viés mais filosófico.

A montagem do atual espetáculo, iniciada em março de 2017, conta com direção musical e regência de Gabriel Cintra; direção artística de Antonio Layton; Imagem: cartaz do espetáculo com a palavra fé e, ao fundo, foto de uma mão segurando um tecido claropreparação vocal de Andrey Barbosa e Sofia Nunes; e figurino de Cinthia Andrade.

Sob a coordenação-geral do Prof. Gerardo Viana Júnior, do Curso de Música da UFC, o Coral do ICA foi criado em 2012 como projeto de extensão com o objetivo de promover a prática do canto coletivo como proposta de expansão da cultura artística, espaço de socialização e produção musical dentro e fora da Universidade. é o terceiro projeto do grupo, que já apresentou Porque o canto existe (2014) e Saudades da Bahia (2016), com foco no repertório de Dorival Caymmi.

Os ingressos para as sessões da temporada de no Teatro Universitário custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia); e no Theatro José de Alencar, R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Limitados à capacidade de lugares disponíveis, os ingressos deverão ser adquiridos na bilheteria de cada equipamento cultural.

O Coral do ICA tem apoio da Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) da UFC, através do Programa de Promoção da Cultura Artística (Bolsa-Arte), e da Associação de Amigos do Coral da UFC (ACUFC).

Fontes: Setor de Produção Cultural do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC – fone: (85) 3366 9222 / Gabriel Cintra, regente do Coral do ICA – fone: (85) 99657 3858