Procurar no portal

Mostra sobre ditadura militar marca retorno do Cineclube BCCP nesta quarta-feira (17)

Cartaz do evento em cinza, escreto Cine Clube em azul. Abaixo, foto do cartaz do filme Zuzu Angel e, ao lado, sinopse do filme em amareloO Cineclube da Biblioteca Central do Campus do Pici (Cineclube BCCP) retoma nesta quarta-feira (17), às 18h, no auditório da Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, as atividades do mês de abril com uma programação especial: a Mostra Rememória. Será composta por três filmes que retratam com diferentes olhares a vida durante o período pré e pós-golpe militar de 1964.

A sessão de abertura, nesta quarta (17), será com o filme Zuzu Angel, que conta a história da estilista de sucesso cujo filho, Stuart, atuante no movimento estudantil, foi preso, torturado e morto. Zuzu inicia então uma luta em busca do corpo do filho usando a sua influência e os bordados de suas roupas como armas para expor ao mundo as violências da ditadura militar vigente no Brasil.

Abordando o regime sob um viés mais histórico e expositivo, será exibido no dia 24, também às 18h, o documentário Jango. O filme refaz o momento político anterior ao golpe de 1964 e a trajetória política de João Goulart, o 24° presidente brasileiro, deposto pelo golpe na manhã do dia 1° de abril de 1964.

E para encerrar a programação de abril, Histórias que nosso cinema (não) contava será exibido no dia 30. A obra retrata, por meio de imagens e sons exclusivos da pornochanchada – o gênero mais visto e produzido no País durante a década de 1970 –, a violência do Estado, a luta armada e a modernização brasileira que ocorriam paralelamente ao governo repressivo dos militares.

Confira o teaser da Mostra Rememória no canal do Projeto Arte na Biblioteca no Youtube.

Para mais informações sobre essa e futuras mostras do Cineclube BCCP, siga a página do Arte na Biblioteca no Facebook.

CINECLUBE BCCP – Existe desde 2014 como parte do projeto Arte na Biblioteca. Promove exibições de mostras mensais no auditório da Biblioteca Central do Campus do Pici. Ao fim das sessões, cada filme será seguido por um debate acerca de temas relacionados a ele. O cineclube é gratuito, aberto ao público e emite certificado de participação. Para sugerir filmes e temáticas para as futuras mostras do ano, acesse o formulário on-line.

Fonte: Francisco Moura Filho, coordenador do projeto Arte na Biblioteca – fone: (85) 3366 9514

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300