Excelência acadêmica: estudantes que se destacaram recebem Magna cum Laude

Imagem: Para Anderson, certificado valoriza o esforço feito na graduação (Foto: Ribamar Neto/UFC)Foi um projeto no colégio, ainda no ensino médio, que despertou em Anderson Marinho sua vocação: ensinar. "Eu dava aulas de informática para pais de alunos e percebi que era isso que queria: ser professor", conta o jovem recém-graduado na licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Ele foi um dos 56 estudantes diplomados com a distinção acadêmica Magna cum Laude (Com Grandes Honras, na tradução do latim), nessa terça-feira (16), no auditório da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFC, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Para ele, a distinção acadêmica reforça sua convicção de estar no caminho certo. "É uma valorização de todo o esforço feito até aqui, das horas de estudo, das experiências que vivi, das viagens, dos eventos de que participei. Quero ser um profissional que fará diferença no futuro, atento à realidade social e às mudanças do mundo", diz o jovem de 21 anos.

Cíntia Santos de Oliveira, de 29 anos, celebrou a segunda graduação, desta vez com o gosto especial da Magna cum Laude. Já formada em Pedagogia e dando aulas, iniciou a licenciatura em Letras-Libras, superando medos e preconceitos. "As pessoas subestimam, infelizmente, e ver minha filha aqui é um sentimento de orgulho, de vitória", comemora Wanda Santos, mãe de Cíntia, que participava do momento com o restante da família.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Imagem: Já formada em Pedagogia, Cíntia concluiu Letras-Libras com elevado desempenho acadêmico (Foto: Ribamar Neto/UFC)A entrega das honrarias foi feita pelo pró-reitor de Graduação, Cláudio de Albuquerque Marques. Ele destaca que a solenidade é uma celebração da excelência, com "distinções acadêmicas do mais alto significado a um grupo de alunos que se realçou, entre seus pares, pela dedicação ao curso superior que escolheu, empenho que resultou para eles em uma experiência transformadora".

O pró-reitor citou os últimos processos avaliativos do Ministério da Educação (MEC), em que a UFC se posiciona como a melhor universidade do Norte e Nordeste do País. "Isso reflete uma política séria e determinada de investimento na excelência", afirma.

"Essa excelência é resultado de um projeto de universidade que busca promover não somente a formação acadêmica, mas também a formação de cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e com menos desigualdades", completa.

OUTRAS DISTINÇÕESNo dia 3 de abril foram entregues pelo reitor da UFC, Henry de Holanda Campos, as distinções do tipo Summa cum Laude (na tradução, Com a Maior das Honras). Até o dia 30 deste mês serão concedidas as distinções Cum Laude (Com Honras) por unidade acadêmica. Após o encerramento do ciclo de entregas, os nomes de todos os agraciados com distinções acadêmicas serão informados no site da PROGRAD, em uma galeria que será atualizada a cada semestre.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: (85) 3366 9219