Workshop discutirá produção de combustível derivado de resíduos no Ceará

Imagem: Logomarca do projeto ProteGEErO Workshop ProteGEEr/UFC: Produção de Combustível Derivado de Resíduos (CDR) para Coprocessamento no Ceará será realizado nesta sexta feira (26), a partir das 8h, no auditório da Seara da Ciência, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. Na pauta, está a discussão sobre a sustentabilidade na gestão de resíduos sólidos, incorporando a produção de CDR com a finalidade de substituir gradualmente o coque (combustível derivado do petróleo) na indústria cimenteira.

Serão abordados também os aspectos legais para a adoção dessa política no Estado do Ceará, a experiência alemã na substituição de combustíveis fósseis por CDR, o potencial de produção de CDR no Estado, os riscos ambientais, os aspectos de mercado, a logística, bem como as experiências de outros estados.

As inscrições para o evento já foram encerradas e dele participarão pesquisadores, professores, alunos e técnicos. A programação completa está disponível no site do Workshop ProteGEEr/UFC.

O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Recursos Hídricos e pela Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC).

SAIBA MAIS – ProteGEEr é a sigla do projeto Cooperação para Proteção do Clima na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, resultado de convênio entre Brasil e Alemanha, por meio dos respectivos governos, através da Agência Brasileira de Cooperação e da Agência Alemã para Cooperação Internacional (GIZ), de universidades e institutos de pesquisa. Pelo projeto, são prestadas consultorias a órgãos governamentais nas esferas federal, estadual e municipal, com o intuito de incentivar políticas públicas de baixo carbono para o setor de resíduos sólidos.

Além de promover a gestão sustentável de resíduos sólidos, a ação do ProteGEEr busca preservar os recursos naturais, mitigar os efeitos das mudanças climáticas, reduzir o uso de energia e a emissão de gases de efeito estufa. Um de seus principais componentes é a criação da rede Brasil-Alemanha de ensino e pesquisa em resíduos e clima, coordenada pela Universidade Técnica de Braunschweig e por pesquisadores de instituições nacionais de ensino superior, como UFC, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ) e Universidade de Brasília (UnB).

Fonte: Prof. Ronaldo Stefanutti, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Recursos Hídricos – fone: (85) 3366 9623