UFC promove I Simpósio Embriologia 4D; submissão de trabalhos segue até o dia 28

Imagem: Arte de divulgação do evento com ilustração de um embrião dentro de um círculoEstão abertas, via formulário eletrônico, as inscrições para o I Simpósio Embriologia 4D, evento promovido pela Universidade Federal do Ceará que ocorrerá nos dias 17 e 18 de maio na Seara da Ciência (Rua Dr. Abdenago Rocha Lima, s/n, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). As inscrições seguem até o dia 16 de maio ou até o preenchimento de todas as vagas.

Estudantes e profissionais da área interessados em apresentar trabalhos no evento têm até o dia 28 de abril para enviar o resumo da proposta. Serão aceitos resumos relacionados a embriologia e áreas afins (neonatologia, pediatria, ginecologia, odontopediatria, medicina fetal, patologia fetal, gametogênese e fecundação, obstetrícia) nas seguintes modalidades: pesquisa científica (clínica ou laboratorial), relato de caso clínico, ações de projetos de extensão universitária e revisão de literatura.

O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais, da Faculdade de Medicina da UFC, em parceria com a Seara da Ciência, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais com pesquisadores de referência na área do desenvolvimento humano para discutir temas relacionados à embriologia.

A programação contempla palestras e apresentações de trabalhos sobre temas como malformações congênitas, microcefalia induzida pelo vírus zika, importância da placenta, entre outros. O destaque é para a participação do neurocirurgião pediátrico Eduardo Jucá, que apresentará o caso da separação das gêmeas siamesas cearenses Maria Ysabelle e Maria Ysadora. Os participantes receberão certificado de 40 horas emitido pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX).

Paralelamente ao Simpósio, ocorrerá a I Mostra de Embriologia e Patologia Fetal, com exposição de modelos sintéticos e de peças oriundas de abortos ou de natimortos em formol ou plastinadas que apresentam os defeitos do desenvolvimento embrionário. O material, que faz parte do acervo da UFC, ficará disponível para observação do público em geral no hall de entrada da Seara.

O I Simpósio Embriologia 4D conta com o apoio da Liga Acadêmica de Embriologia e Microscopia Aplicada (LAEMA), da Liga de Ginecologia e Obstetrícia (LEGO), do Núcleo de Estudos em Pediatria (NEP), da Liga de Patologia e do Museu de Arte (MAUC), todos da UFC.

Mais informações podem ser obtidas no site do simpósio e nas páginas do evento no Instagram e no Facebook.

Fonte: Profª Virgínia Girão, do Departamento de Morfologia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.